ICS lança duas campanhas temáticas em março

O mês de março começou na última sexta-feira com duas campanhas tradicionais de prevenção – o Março Lilás, contra o câncer de colo de útero, e o Março Azul-Marinho, contra o câncer colorretal (ou de intestino).

Assim como as outras campanhas temáticas, elas terão uma programação especial. No Março Lilás, as beneficiárias de até 64 anos poderão fazer o exame Papanicolau no Centro de Saúde sem coparticipação – desde que não tenham feito o exame até um ano antes. As guias serão emitidas até o dia 31 e terão validade de 90 dias a partir da data de liberação.

A programação inclui ainda um ciclo de palestras com especialistas, começando na segunda-feira, dia 11, quando a enfermeira Aline de Paula, especialista em Saúde da Mulher, e a médica de família Dr.ª Bruna Weigert falam sobre “Saúde da Mulher: Cuidados e Prevenção”. A apresentação será transmitida ao vivo no perfil do ICS no Instagram (@icscuritiba), das 10h15 às 11h15.

No dia 19, as terapeutas integrativas Fátima Padilha Baran e Pollyana Silva apresentam a palestra “Empoderamento Feminino” no auditório Beneficiário Jaime Lerner, das 14h às 15h.

Março Azul-Marinho

Março também é o mês de conscientização e alerta para os riscos do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, que é a terceira neoplasia maligna mais comum no Brasil tanto entre os homens como entre as mulheres – atrás apenas do câncer de pele e de próstata no caso deles e de pele e de mama para elas.

Durante todo o mês de março, os beneficiários de ambos os sexos entre 50 e 75 anos poderão fazer o exame de sangue oculto nas fezes sem pagar coparticipação. “É um exame não invasivo, que requer apenas uma amostra de fezes, realizado em cinco laboratórios parceiros, mas muito importante para detectar precocemente o câncer de intestino”, ressalta a gerente de Atenção Primária em Saúde da DAPS, Milena Fernandes de Souza.

A campanha vai contar ainda com a palestra “Câncer Colorretal: Detecção Precoce e Tratamento”, a ser ministrada pelo médico de família Dr. Diogo Olive Gomes no dia 26, das 10h20 às 11h20, com transmissão ao vivo no perfil do ICS no Instragram (@icscuritiba).

Busca ativa e Smart Moov

Ambas as campanhas terão ainda a busca ativa dos beneficiários que se encaixam no público-alvo e o atendimento pelo Smart Moov, o guichê móvel futurista instalado na recepção da Rua Santo Antônio, nos dias úteis, das 8h às 18h. Para solicitar seu exame e participar dos eventos, você também pode entrar em contato diretamente com a DAPS pelos telefones (41) 3330-6088, (41) 3330-6160 ou (41) 3330-6083.

ICS + Prevenção