ICS inaugura usina fotovoltaica e é rebatizado como Centro Solar de Saúde

Inauguração da usina fotovoltaica do ICS, que integra o programa Curitiba Mais Energia na sede do ICS no bairro Rebouças – Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Neste dia 11 de março – uma segunda-feira ensolarada, como não poderia deixar de ser –, o prefeito Rafael Greca e o presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Waterkemper, inauguraram a sua Usina Fotovoltaica no prédio do Rebouças, que foi rebatizado como Centro Solar de Saúde.

A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, dos vereadores Mauro Bobato, Pier Petruzziello e Oscalino do Povo, dos administradores regionais do Boqueirão, Ricardo Dias, e da CIC, Raphael Keiji, da procuradora-geral do município, Dr.ª Vanessa Volpi, do presidente da Agência Curitiba, Dário Paixão, do controlador do município, Daniel Falcão, e do CEO da Electromotive – a empresa responsável pela usina –, Alexandre Cirino, entre outras autoridades e convidados.

As placas solares instaladas no telhado e nas coberturas do estacionamento devem suprir a energia elétrica consumida pela instituição, que é de 22.428 kW/h por mês – ou 269.136 kW/h por ano. O excedente gerado vira “crédito energético” com a Copel, que pode ser utilizado quando a produção da usina solar for insuficiente.

“O mundo precisa investir na energia solar. Por isso, é solar a nossa Prefeitura, é solar o nosso Salão de Atos do Parque Barigui, o Jardim Botânico de Curitiba, já é solar o Terminal do Pinheirinho, já é solar o Terminal do Boqueirão, já é solar o Terminal do Santa Cândida e logo serão solares outros terminais e o grande telhado da Rodoferroviária”, enumerou o prefeito. “Todos esses grandes vãos de concreto permitem o aproveitamento do sol para que, em vez de se gastar luz, se produza luz gratuita, como essa que agora será facultada pelo Centro Solar de Saúde.”

Além da sustentabilidade intrínseca da energia solar – em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contidos no Pacto Global da ONU, ao qual o ICS aderiu em 2021 –, a licitação para a contratação da empresa que implantou o projeto também foi revolucionária: foi a primeira do Brasil a ser executada pelo critério de maior retorno econômico (chamado de contrato de eficiência) pela nova Lei de Licitações – a 14.133/21.

“Nessa modalidade, o projeto proporciona ao contratante a redução de despesas correntes – no nosso caso, com a Copel –, e o valor economizado é usado para remunerar o contratado”, explicou Tiago Waterkemper. “Numa tacada só, o ICS vai gerar e consumir energia limpa, com base no mais moderno e eficiente modelo de concorrência. Após a quitação, toda a estrutura será incorporada ao patrimônio do ICS, sem qualquer ônus adicional.”

“A Usina Solar Fotovoltaica é a ação que melhor sintetiza o salto do ICS no terreno da inovação. Essa é a mentalidade que norteia a administração do prefeito Rafael Greca, que procuramos multiplicar aqui no instituto: desenvolvimento sustentável, eficiência, transparência, profissionalismo, responsabilidade social, inovação, criatividade e economia. Aqui, o futuro já começou. E tendo o sol por testemunha, como costuma dizer o prefeito”, arrematou. O vice-prefeito Eduardo Pimentel acrescentou que as usinas solares continuarão a se multiplicar em Curitiba: “Nós somos a cidade que, com uma ideia do prefeito Rafael Greca, a Pirâmide Solar da Caximba, se tornou 50% autossuficiente na geração de energia dos prédios públicos. Curitiba tem tudo para ser a primeira do país, e quiçá do mundo, a ser autossustentável na geração de energia”, concluiu.

ICS + Inovação
Classificado como: