Semana do TEA envolve comunidade do ICS com ações sobre o autismo

Prefeito Rafael Greca, inaugura o espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, que fica na ala da pediatria do Centro de Saúde (Rebouças) Curitiba, 11/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ganhou papel de destaque no Instituto Curitiba de Saúde – ICS: de 10 a 15 de abril, a instituição promoveu uma série de ações destinadas a pessoas com autismo, seus familiares, aos beneficiários, colaboradores e educadores da rede municipal de ensino.

Tendo o mote “Autismo Não se Cura, se Compreende” como ponto de partida, a programação teve início na terça-feira (11/4), quando o prefeito Rafael Greca inaugurou o espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, um ambiente lúdico criado na ala de pediatria do Centro de Saúde para proporcionar mais conforto na espera das consultas.

Na mesma solenidade, o prefeito e o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, anunciaram a ampliação do Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA, que agora oferece também apoio psicológico às mães de crianças com o transtorno. “Fico feliz em ver o ICS ampliando suas ações, porque isso significa mais qualidade no atendimento aos nossos servidores e suas famílias”, comentou Greca na cerimônia.

Atualmente o programa atende 360 crianças com TEA e a ideia é ampliar ainda mais. “Nosso objetivo é facilitar o acesso às terapias especiais, intervenções e acompanhamentos necessários. Com esta programação, as capacitações e a maior atenção às mães, nos aprimoramos ainda mais nesse sentido”, destacou Tiago Waterkemper.

Ainda no dia 11/04, foi realizada uma palestra com os colaboradores do ICS, com o tema “A Neurodiversidade no Ambiente de Trabalho”, além de um treinamento com as equipes da área da saúde para o reconhecimento precoce do transtorno e as abordagens com a família.

No dia seguinte, o treinamento – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – foi estendido aos professores da rede municipal de ensino que aprenderam a identificar os sinais e receberam orientações para adquirir habilidade para trabalhar com alunos que têm recebido diagnóstico recente de TEA.

Na quinta-feira (13/04) foi a vez dos pais e responsáveis de crianças com autismo conheceram mais sobre o Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA e participarem de uma roda de conversa sobre o tema , conduzida pela neuropediatra Drª Fernanda Fredo, pelas psicólogas Jociane Casellas e Graciella Padilha e pela psiquiatra Drª Laís Panizzi.

“A ideia foi acolher, capacitar, informar e dar o melhor para as nossas crianças. O ICS possui hoje um programa muito completo, integrado com as clínicas parceiras e os melhores profissionais”, ressaltou a Drª Fernanda Fredo. E o saldo não poderia ser mais positivo, como atestou a beneficiária Jessica Polidoro: “Como irmã e mãe de autista, foi bem emocionante. O que eu mais quero é a inclusão. Se todos levarem com mais leveza, fica mais fácil”, resumiu.

O encerramento foi na manhã de sábado (15/4), quando as crianças integrantes do Programa de Atenção ao Beneficiário participaram de atividades recreativas no Setor de Fisioterapia do ICS, com direito a cinema, escultura em balões, pintura e musicoterapia. “Foi uma semana especial em que o autismo teve o protagonismo que merece junto aos nossos beneficiários, familiares, colaboradores e toda a comunidade do ICS”, concluiu o presidente Tiago Waterkemper.

Abril Azul: Semana do Autismo
Classificado como: