ICS amplia programa para beneficiários com Transtorno do Espectro Autista

Prefeito Rafael Greca, acompanhado do presidente do ICS, Tiago Waterkemper, inaugura o espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, que fica na ala da pediatria do Centro de Saúde (Rebouças) Curitiba, 11/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com o mote “Autismo Não se Cura, se Compreende”, o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde do servidor da Prefeitura, deu início, nesta terça-feira (11/4), à Semana do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O prefeito Rafael Greca acompanhou o evento alusivo ao Abril Azul, mês escolhido para alertar em relação ao transtorno.

A programação começou com a inauguração do espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, que fica na ala da pediatria do Centro de Saúde (Rebouças) e é um local para proporcionar mais conforto na espera das consultas; e com o anúncio da ampliação do Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA, que passa a oferecer apoio psicológico às mães de crianças com o transtorno.

O prefeito reforçou a necessidade de atenção ao TEA, em função da quantidade crescente de diagnósticos do transtorno. Ele enumerou a rede de atenção que a cidade tem, pelas secretarias municipais da Saúde e Educação.

“Temos que trabalhar muito para criar uma motivação da sociedade para entender o TEA”, disse o prefeito. “Fico feliz em ver o ICS ampliando suas ações porque isso significa também mais qualidade no atendimento aos nossos servidores e suas famílias”, completou.

O presidente do ICS, Tiago Waterkemper, reforçou que o atendimento ao público já é bastante completo, mas que a ideia é aprimorá-lo. Hoje, cerca de 360 crianças são atendidas pelo Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA. 

“O programa tem como objetivo facilitar o acesso às terapias especiais, intervenções e acompanhamentos necessários. Com esta programação, as capacitações e a maior atenção às mães, devemos melhorar ainda mais”, disse. 

Acompanharam o lançamento, ainda, a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; a chefe de gabinete do ICS, Cristina Romanniuk Fontanelli; o diretor administrativo-financeiro, Elcio Casagrande; e a diretora de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais e de Assistência à Saúde, Marina Bueno. Além do assessor de articulação política, Lucas Navarro, do administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; e do vereador Mauro Bobato.

A semana

Até sábado (15/4), estão previstas capacitações para o público interno, profissionais de saúde e educadores, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, além de atividades para os beneficiários – pais e crianças diagnosticadas com TEA.

Já nesta terça-feira (11/4) acontece uma palestra para os colaboradores do ICS, com o tema “A neurodiversidade no ambiente de trabalho”. Haverá, ainda, treinamento das equipes para reconhecimento precoce do transtorno e abordagens com a família; e capacitação para pediatras, médicos de família, neurologistas e neuropediatras, enfermagem, assistentes sociais do ICS.

Os professores da rede municipal de ensino passam por treinamento na quarta-feira (12/4), também para aprender a identificar os sinais e para lidar com estudantes que tenham recebido o diagnóstico recente. Essa atividade é realizada em uma parceria entre o ICS e a Secretaria Municipal de Educação. 

Pais e responsáveis

Na quinta-feira (13/4), os pais e responsáveis vão saber como funciona o Programa de Atenção ao Beneficiário com Necessidades Especiais e participar de uma roda de conversa mediada por um psicólogo a respeito do TEA. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3330-6174 das 7h às 16h (falar com Luana).

Já no sábado (15/4), é a vez dos pequenos participantes do programa terem atividades recreativas, com cinema, escultura em balões, pintura e musicoterapia. 

Semana do Transtorno do Espectro Autista (TEA)