Colaboradores do ICS participam de palestra sobre neurodiversidade no ambiente de trabalho

Palestra sobre neurodiversidade para colaboradores do ICS com a Dra. Fernanda Fredo, neuropediatra.

Os colaboradores do ICS participaram nesta manhã da abertura da programação especial em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização e inclusão de pessoa com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A Dra. Fernanda Fredo, neuropediatra do ICS, apresentou o conceito de neurodiversidade e sua importância no ambiente de trabalho. Apesar de ter sido criado em 1998, o termo se popularizou há pouco tempo.

A palavra é usada para descrever a variabilidade ilimitada da cognição humana e que essas diferenças são singularidades naturais de cada mente, combatendo a estigmatização de indivíduos com funcionamento neurocognitivo diverso e promovendo a inclusão.

Foram abordadas as várias manifestações de neurodiversidade, como TEA, TDAH, dislexia, dispraxia, discalculia e demais condições que não são consideradas transtorno, apresentando as suas características, incidência e diagnóstico.

Dra. Fernanda enfatizou a importância da consciência social para a compreensão e aceitação dessas diferenças, para a inclusão das pessoas neurodivergentes em todos os ambientes.

Programação

Além da palestra para os colaboradores do ICS, na terça-feira (11/04) aconteceu também treinamento das equipes de saúde do ICS para reconhecimento precoce do autismo e abordagens com a família, com a capacitação de pediatras, médicos de família, neurologistas e neuropediatras, enfermeiros e assistentes sociais.

Os professores da rede municipal de ensino passarão por treinamento na quarta-feira (12/4), para aprender também a identificar os sinais e para lidar com estudantes que tenham recebido o diagnóstico recente. Essa atividade é realizada em uma parceria entre o ICS e a Secretaria Municipal de Educação.

Pais e responsáveis

Na quinta-feira (13/4), os pais e responsáveis estão convidados para saber como funciona o Programa de Atenção ao Beneficiário com Necessidades Especiais e participar de uma roda de conversa mediada por um psicólogo a respeito do TEA. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3330-6174 das 07 às 16h (falar com Luana).

No sábado (15/4), será a vez dos pequenos participantes do Programa participarem de atividades recreativas, com cinema, escultura em balões, pintura e musicoterapia.

Programação especial do Abril Azul