Objetivo é garantir maior rastreabilidade de doenças e eficiência na execução integral dos procedimentos, onde todas as etapas são feitas dentro do ICS.

Pacientes que enfrentam tratamento oncológico ou mantém terapia imunobiológica necessitam de cuidados e acolhimento integral. No Instituto Curitiba de Saúde – ICS o programa estratégico Oncovida ampliou o atendimento e agora passa a oferecer a aplicação de medicamentos imunobiológicos no próprio ambulatório da instituição.
Essa novidade vai reestruturar o modelo assistencial no cuidado de beneficiários em tratamento oncológico e/ou em uso de terapias imunobiológicas. O objetivo é garantir maior rastreabilidade de doenças e eficiência na execução integral dos procedimentos, promovendo a segurança do paciente.
O programa Oncovida existe desde 2021, quando o ICS passou a oferecer uma abordagem clínica multidisciplinar para pacientes oncológicos. Por meio do programa, os pacientes recebem tratamento personalizado e integral, que facilitam o dia a dia para realização de exames e encaminhamento de médicos/profissionais dentro do Instituto. A equipe conta com oncologistas clínicos, cirúrgicos, mastologistas, cirurgiã plástica, enfermagem especializada, fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia e assistente social, todos focados em oferecer um tratamento individualizado, com foco no conforto, segurança e acompanhamento ao longo de todas as etapas do processo: do diagnóstico até o final do tratamento.
A partir de agora, além dos pacientes oncológicos, aqueles que têm diagnóstico de doenças autoimunes também receberão esse atendimento integral, inclusive, com realização de determinadas infusões e tratamentos no ambulatório próprio do ICS. Esse procedimento funciona com base na Classificação Internacional de Doenças (CID) e nos medicamentos prescritos.

Para a enfermeira coordenadora Aline Natal, responsável pelas terapias imunobiológicas, o programa é diferenciado pela integração. “Por meio do Oncovida, a ideia é transformar a experiência do beneficiário, que faz esses tratamentos mais longos, como no caso de câncer ou de doenças autoimunes. Realizaremos atendimentos personalizados e estratégicos, com foco em segurança clínica, atendimento humanizado e ofertando toda a assistência que esse beneficiário merece”, detalha.
Esse novo modelo reafirma o compromisso do ICS em colocar o beneficiário no centro do cuidado, a sustentabilidade da saúde suplementar e a liderança em terapias de alta complexidade.
Diferenciais
A estrutura multidisciplinar do Oncovida, ou seja, envolvendo várias áreas da saúde, é um dos grandes diferenciais. Dentro do ICS, o beneficiário receberá atendimento e cuidado integrais, assim como orientações sobre o tratamento e a prevenção de eventos adversos.
Sob o olhar de uma enfermeira especializada, toda a jornada do paciente é coordenada e monitorada, incluindo uma comunicação fluida entre os profissionais envolvidos. O beneficiário será acolhido em um ambiente adaptado para conforto, privacidade, apoio emocional, onde terá atendimento humanizado com foco em qualidade e competência técnica.
Além disso, por meio da Central de Acolhimento Oncovida, o paciente terá um canal exclusivo com suporte multiprofissional (farmacêutico, enfermeiro e médico), agendamento e atendimentos prioritários.
O programa Oncovida tem a Diretoria de Assistência à Saúde – DAS como fomentadora do projeto, com envolvimento direto dos setores da Enfermagem, Farmácia e Centro de Guias Oncológicos.
Serviço
Programa Oncovida do Instituto Curitiba de Saúde
Telefone: (41) 3330-6065.
E-mail: oncovida@ics.curitiba.pr.gov.br