O Março Azul-Marinho é o mês de conscientização e de alerta para os riscos do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. É o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e de próstata.

O Instituto Curitiba de Saúde – ICS está participando desta campanha e neste mês, oferece isenção na coparticipação do exame de sangue oculto nas fezes (que auxilia no diagnóstico do câncer de intestino/ colorretal). O público alvo são mulheres e homens entre 50 a 75 anos de idade.

Para fazer o exame é só ligar na DAPS no telefone 3330-6140 e solicitar a guia. Na ligação, o beneficiário será instruído sobre o exame, os locais de realização e emitida a guia já liberada.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se 45.630 o número de novos casos da doença para o triênio 2023-2025 no Brasil. Esse número representa 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres. Outro dado do Inca indica que a probabilidade de óbito prematuro por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% no país até 2030.

Entre os fatores de risco associados ao câncer colorretal estão o consumo de carnes processadas, tabagismo, bebida alcoólica em excesso, sedentarismo e histórico familiar.

Março Azul-Marinho – Mês de conscientização sobre o câncer de intestino
Classificado como: