Na manhã de terça-feira (14/03), o Instituto Curitiba de Saúde – ICS, dentro da programação especial do mês da Mulher – Março Lilás – promoveu uma palestra com o tema “Comportamento Seguro”, ministrada pelas guardas municipais Gislaine Aparecida Sneiko Szumski e Juliana Tozzi Pinto, ambas da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba.

Participaram colaboradores do ICS e beneficiários em geral, onde as profissionais de segurança pública mostraram e alertaram sobre várias situações cotidianas que trazem risco e vulnerabilidade à mulher.

São diversas as formas de violência em que as mulheres enfrentam, desde a física, psicológica, sexual, patrimonial, moral como calúnia e difamação – até nas redes sociais – entre outras.

Os riscos de violência são constantes, partindo do próprio companheiro (violência doméstica), onde muitas por um tempo se omitem de denunciar. As guardas municipais incentivaram coragem e iniciativa de que as mulheres busquem as autoridades constituídas para a tomada de medidas judiciais protetivas e de afastamento, além de aplicação de penalidades aos infratores.

Também foi relatado sobre situações de violência cotidianas, como furtos, assaltos estando elas como pedestre ou guiando veículo, assédio em ônibus coletivo ou o risco de agressões físicas e verbais. Um fato que chamou bastante atenção na apresentação foi à importância da denunciação de assédio sexual e moral no local de trabalho, onde muitos homens, por situação hierárquica, cometem crimes e constrangimento às vítimas.

Ao final, foi entregue a todos uma pequena cartilha de alerta da Patrulha Maria da Penha, onde estão disponíveis os números de telefone para denúncias imediatas de violência ou de atendimento de saúde emergencial.

Também se fez presente a inspetora Cleusa Pereira, Diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba (CFGM), onde agradeceu a oportunidade do ICS em promover esse elo entre os profissionais de segurança pública e os da saúde, com objetivo do bem estar da mulher em todos os aspectos.

Palestra Março Lilás – Comportamento Seguro
Classificado como: