Grupo de tabagismo retorna com saldo positivo

Camila Ponciano de Barros, do setor de fisioterapia, faz exercício que avalia a capacidade dos pulmões.

Após um hiato de quatro anos em virtude da pandemia de Covid-19 (o último havia sido realizado em 2019), o Grupo de Tabagismo do ICS, organizado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), foi retomado neste primeiro semestre sob a coordenação da Drª Luciana Schlemper de Matos, médica da família, Jociane Casellas, psicóloga, e Márcia Ferreira, enfermeira.

E o saldo foi bastante positivo. Dos 11 beneficiários que iniciaram o acompanhamento, 8 concluíram o programa e apenas uma não pretende largar o cigarro. Três pararam de fumar ao longo das sessões, duas se comprometeram a parar até o encontro de manutenção (dentro de 15 dias) e outras duas afirmaram que vão retornar em outro momento.

Dos três beneficiários que pararam de fumar, um estava super bem – em grande parte pelo ambiente, por ser o único tabagista na família, o que ajudou bastante. As outras duas tiveram mais dificuldade, sofreram alguns sintomas de abstinência e relataram que as companhias e a rotina do dia a dia as induziam a fumar, mas se mostraram determinadas a resistir.

“O feedback dos beneficiários foi super positivo. Eles disseram que o apoio do grupo foi fundamental para o processo de parar de fumar, foi um impulso bem importante”, atesta a enfermeira Márcia Ferreira. “E mesmo aqueles que não conseguiram largar o cigarro neste momento enalteceram a orientação e o cuidado recebidos, e ficaram agradecidos com o serviço oferecido pelo ICS neste programa.” O segundo grupo iniciou as reuniões no último dia 11 e também terá quatro sessões. Para participar, basta basta entrar em contato com a DAPS pelo telefone (41) 3330-6088, ou pessoalmente no Centro de Saúde (Rua Santo Antônio, 400).

ICS + Saúde
Classificado como: