No Dia do Combate à Hipertensão, ICS monitora a pressão dos colaboradores

Enfermeiras aferem a pressão da colaboradora Rosângela do Rocio Hoffmann, do setor de marcação de perícias e avaliação de cirurgias particulares: cuidado redobrado.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) promoveu uma ação de prevenção e conscientização com os colaboradores da instituição.

As enfermeiras Márcia Ferreira e Valdirene Tavares percorreram todos os setores do Centro de Saúde, aferindo a pressão sanguínea e distribuindo folhetos explicativos sobre a hipertensão, que é responsável por mais da metade das doenças cardiovasculares – a principal causa de morte nas Américas.

Wanderley Piasecki, do setor de revisão de contas, descobriu um pico de pressão na ação da DAPS: susto.

E mesmo um monitoramento informal como este pode ser bastante útil. Que o diga Wanderley Piasecki, do setor de revisão de contas, que levou um susto ao constatar que a sua pressão estava em 22/12 cmHg: “Eu de fato sou hipertenso, mas não sabia que a minha pressão estava nesse nível, porque não estou sentindo nada. Vou procurar meu médico e reavaliar a medicação. Ainda bem que vocês vieram medir”, comentou.

Outra colaboradora que se surpreendeu com a medição foi Rosângela do Rocio Hoffmann, da marcação de perícias e avaliação de cirurgias particulares. “Costumo ter alguns picos de pressão alta, controlo com medicação, mas não tinha ideia de que estava assim”, disse ela, cuja pressão estava em 19/9 cmHg. “Essa visita foi bem útil”, emendou.

O que é hipertensão?

A hipertensão ocorre quando a pressão causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo é exagerada, o que pode causar danos.

Valores de referência

A pressão é considerada normal quando está em até 12/8 centímetros de mercúrio (cmHg). Caso se mantenha acima dos 14/9 de forma persistente, é considerada alta e requer cuidados médicos.

Sintomas

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão podem ser sinais de alerta. Mas a hipertensão muitas vezes é uma doença silenciosa.

Principais causas

Obesidade, sedentarismo, histórico familiar, estresse, envelhecimento e consumo exagerado de sal.

Tratamento

Mudança de hábitos alimentares, redução do sal, atividade física regular, não fumar e moderar o consumo de álcool ajuda a controlar a pressão.

Complicações

Se não for tratada, a hipertensão pode ocasionar derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e arritmia cardíaca, entre outras complicações. Fonte: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

ICS + Prevenção
Classificado como: