Grupo de Tabagismo segue a todo vapor

As palestrantes do Grupo de Tabagismo do ICS (da esquerda para a direita): a enfermeira Márcia Ferreira, a psicóloga Jociane Casellas e a médica da família Drª Luciana Matos.

Os beneficiários que desejam abandonar o cigarro de vez seguem empenhados no Grupo de Tabagismo do ICS, ação da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) comandada pela Drª Luciana Schlemper de Matos, médica da família, Jociane Casellas, psicóloga, e Márcia Ferreira, enfermeira.

Nesta quinta-feira (20/04) foi realizada no auditório Beneficiário Jaime Lerner a segunda sessão do primeiro grupo de apoio do projeto, que foi retomado em 2023 após um hiato de cinco anos. Participam 11 beneficiários que se inscreveram no programa, passaram por avaliações médicas e manifestaram a convicção de parar de fumar.

“Nesta segunda sessão explicamos como superar os primeiros dias sem fumar, descrevemos os principais sintomas da abstinência, sugerimos técnicas de relaxamento e controle da ansiedade e estabelecemos o ‘Dia D’, ou seja, cada participante escolhe um dia para largar o cigarro ao longo da próxima semana”, explicou a Drª Luciana.

O programa inteiro tem quatro sessões, em que os participantes ouvem as orientações, recebem material de apoio e trocam experiências. Toda a metodologia foi desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde.

Segundo a médica, o método aumenta em 35% a probabilidade de parar de fumar, em relação a quem procura um tratamento individual. “Muitos contam que a melhor parte do grupo é ouvir as experiências dos outros participantes”, conta a Drª Luciana. O próximo Grupo de Tabagismo terá início no dia 11 de maio e as inscrições estão abertas. Para participar, basta entrar em contato com a DAPS pelo telefone (41) 3330-6088, ou pessoalmente no Centro de Saúde (Rua Santo Antônio, 400).

ICS Mais Saúde
Classificado como: