Neste ano, o tema definido é “Segurança do paciente desde o início – foco neonatal e pediátrico

Diretora da DAS Gislaine Blum. Foto: Divulgação/ICS

O Instituto Curitiba de Saúde – ICS se une à mobilização mundial pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar profissionais de saúde, gestores e a população sobre a importância de práticas seguras no cuidado com os pacientes.

Neste ano, o tema definido é “Segurança do paciente desde o início – foco neonatal e pediátrico”, ressaltando a necessidade de garantir qualidade e proteção no atendimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes. A OMS reforça que investir em medidas de prevenção, protocolos bem estabelecidos e capacitação das equipes de saúde contribui diretamente para a redução de riscos, evitando danos e salvando vidas.

A diretora de Assistência à Saúde do ICS, a médica e pediatra Gislaine Blum, defende que o assunto é importante para que toda a sociedade tenha conhecimento sobre a melhor maneira de atuar em hospitais e clínicas. “A primeira proteção é a identificação correta. A pulseira deve ser conferida sempre antes de exames, medicamentos ou procedimentos. No caso de recém nascidos ele deve conter o nome da mãe”, esclarece a diretora. “É sempre bom lembrar que a higienização das mãos é uma das formas mais eficazes de proteger o paciente contra infecções. A equipe, os pais e visitantes precisam seguir esse cuidado,” completa Gislaine.

Segundo a diretora, outras medidas importantes fazem parte da segurança do paciente. “Pergunte quais são os medicamentos que estão sendo administrados e comunique os médicos em caso de alergias. Siga sempre as orientações dos profissionais para evitar quedas, seja ao levantar e caminhar no pós-parto, faça isso sempre com auxílio, no cuidado com bebês e crianças, ou mantendo as grades do leito erguidas e o recém-nascido em local seguro.”

Para o ICS, a segurança do paciente é prioridade em todas as etapas da assistência. “O cuidado seguro começa desde os primeiros momentos de vida e deve acompanhar o paciente em todo o seu desenvolvimento. No ICS, trabalhamos para oferecer um atendimento acolhedor, humanizado e com foco na prevenção de riscos”, destaca Gislaine. O Dia Mundial da Segurança do Paciente é um convite para que famílias e cuidadores participem ativamente desse processo, reforçando a importância da comunicação clara entre profissionais e beneficiários.

ICS destaca Dia Mundial da Segurança do Paciente com foco na atenção neonatal e pediátrica
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: