É muito comum que os pacientes tenham dúvidas de qual profissional buscar ou agendar dependendo da sua necessidade. Veja as diferenças de três especialidades médicas:

Clínica Geral

O clínico geral é o profissional que cursou seis anos de graduação em medicina, sem outra especialização posterior. Ele é apto a avaliar, diagnosticar e realizar tratamento de diversas doenças e lesões.

Clínica Médica

É uma especialidade da medicina na qual após cursar os seis anos de faculdade, o médico realiza uma residência ou especialização com duração de dois anos. A clínica médica é pré–requisito para a maioria das subespecialidades, como: cardiologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, cancerologia, medicina intensiva, entre outras. A Clínica Médica foca no cuidado do adulto, com uma visão geral do paciente. Este profissional presta assistência em todos os graus de complexidade, trabalhando no diagnóstico e no tratamento de várias patologias que não envolvem a parte cirúrgica, obstétrica e ginecológica.

Medicina da Família e comunidade

É uma especialização dentro da medicina na qual o profissional após completar seis anos de faculdade, realiza uma residência ou especialização de mais dois anos. A Medicina da Família e Comunidade faz capacitação do profissional em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, infectologia e pequenas cirurgias.

O médico da família atende pacientes independente da idade, gênero ou sintomas que apresentem. Acompanha o paciente desde a infância até a melhor idade. Também atende mulheres com queixas ginecológicas e gestantes. Esse profissional além do acompanhamento do paciente e tratamento, atua principalmente na prevenção e na identificação de fatores que influenciam na saúde do paciente.

Qual profissional buscar?
Classificado como: