ICS tem programa especial para pacientes oncológicos

Um diagnóstico de câncer – seja o de mama, objeto da campanha Outubro Rosa, seja qualquer outro –, gera um grande impacto na vida do paciente e de seus familiares, causando muita angústia, dúvidas e ansiedade. Nessa situação de extrema vulnerabilidade, o que o paciente e sua família mais precisam é de informação clara, apoio emocional e tratamento integral para enfrentar a doença.

Tudo isso o beneficiário do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) encontra no Programa Oncovida, que desde 2021 oferece atendimento humanizado e multidisciplinar com acesso rápido a consultas, exames e tratamento aos pacientes em investigação ou diagnosticados com câncer.

“Atualmente atendemos em média a 400 pacientes por mês. Em julho deste ano, recebemos 68 novos casos suspeitos. Desses, 45% tiveram o diagnóstico de câncer confirmado, sendo os de maior prevalência o câncer de mama e de pele”, informa a enfermeira navegadora do serviço, Geisla Gonçalves Sommerfeld.

A equipe do Oncovida conta com oncologistas clínicos, cirúrgicos, mastologistas, cirurgiã plástica, enfermagem especializada, fisioterapia, nutrição, farmácia e psicologia. Todos orientados para oferecer um tratamento individualizado, com foco no conforto, segurança e excelência ao longo de todas as etapas do processo – do diagnóstico até o final do tratamento –, sem custo adicional ao beneficiário.

Outro diferencial é a enfermeira navegadora, que auxilia o paciente durante todo o tratamento, incluindo consultas, biópsias, exames, cirurgias e administração de medicamentos, garantindo que o paciente passe por todas as etapas do tratamento de forma segura e no tempo correto.

Todos os beneficiários do ICS diagnosticados com câncer têm direito a participar do Oncovida. Para isso, basta entrar em contato por meio do teleatendimento do ICS, nos telefones (41) 3131-6100 ou (41) 3330-6051 – Centro de Especialidades.

Reconhecimento

Todo esse cuidado se reflete nos relatos feitos pelos beneficiários na Ouvidoria do ICS: “Gostaria de elogiar o atendimento prestado pelos oncologistas do Programa Oncovida. (…) Os profissionais atendem com ética e respeito ao paciente e praticam a medicina baseada em evidências. Aproveito para elogiar o programa e o ICS, que estiveram comigo desde que eu iniciei o tratamento de câncer. Nesse período, o convênio ofereceu os melhores tratamentos disponíveis”, escreveu o beneficiário Luciano Burigo de Souza no dia 3 de julho.

“Elogio a equipe de mastologia, cirurgia plástica de reconstrução mamária e a equipe de enfermagem do Programa Oncovida pelo excelente atendimento, dedicação e carinho com o paciente, uma equipe nota mil”, comentou Débora Cristina Leel da Silva em janeiro deste ano.

Conheça a equipe do Oncovida

O programa conta com oito médicos, sendo três oncologistas clínicos (Ana Cláudia Kutax Buiar, Lucas Daniel de Almeida Fernandes e Marina Bachmann Guimarães), dois cirurgiões oncológicos (Agata Rothert e Nathan Harmuch Kohl), dois mastologistas (Alessandra Amatuzzi Cordeiro Fornazari e Leonardo Nissen) e a cirurgiã plástica Giovana Gianini Romano.

A equipe multidisciplinar inclui as enfermeiras Aline Natal e Geisla Sommerfeld, as técnicas em enfermagem Marcia Polak e Anieli de Souza Cordeiro, as farmacêuticas Camila Cora e Josiane Matsumoto, a fisioterapeuta Margareth Cunha, o nutricionista Homero de Oliveira Ramos e a psicóloga Jociane Casellas.

Outubro Rosa
Classificado como: