Mês de março busca conscientizar sobre os cânceres: de colo de útero e o colorretal

O mês de março no Instituto Curitiba de Saúde traz duas campanhas importantes de conscientização à população e, sobretudo, aos beneficiários. As duas campanhas, intituladas como Março Lilás e Março Azul Marinho, promovem informações no combate aos cânceres de colo de útero e colorretal, respectivamente.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo o terceiro tipo de câncer mais comum entre elas.

Nas fases iniciais, o câncer do colo do útero pode ser silencioso, mas quando descoberto na fase inicial, tem 100% de chances de cura. Por isso, a importância da principal forma de diagnóstico, que é o exame Papanicolau.

Diante disso, o ICS oferece, nesse mês de março, o exame Papanicolau no Centro Solar de Saúde sem coparticipação. O público alvo para a realização do preventivo são mulheres com vida sexual já iniciada e que tenham feito o exame há mais de um ano.

Março Azul-Marinho

Também é mês de conscientizar sobre os riscos do câncer colorretal, ou câncer de intestino, que ocupa o terceiro lugar entre as neoplasias malignas mais comuns no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres. É o Março Azul-Marinho que traz informações e uma campanha importante de prevenção.

Entre os fatores de risco estão a idade, geralmente por volta dos 50 anos, histórico familiar e doenças inflamatórias no intestino. Ainda, pode haver sintomas como dor ou desconforto abdominal, perda de peso sem razão aparente, constipação ou afilamento das fezes, entre outros.

Além de manter o peso saudável, fazer uma dieta equilibrada e realizar exercícios físicos é importante para prevenção. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o rastreamento regular do câncer colorretal para todas as pessoas a partir de 50 anos.

Pensando nisso, durante o mês inteiro, os beneficiários de ambos os sexos entre 50 e 75 anos poderão fazer o exame de sangue oculto nas fezes sem coparticipação.

Como funciona?

Os beneficiários podem vir até o ICS para fazer a retirada da guia, sem necessidade de consulta prévia. Essas guias podem ser emitidas até o dia 31 e terão validade de 90 dias a partir da data de emissão.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato pelo telefone (41) 3330-6088 ou (41) 3330-6195 ou (41) 3330-6083.

Lilás e Azul Marinho: ICS promove campanhas de conscientização com isenção de coparticipação em exames
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: