DAPS retoma grupo de tabagismo

Reunião do grupo de tabagismo no Auditório Jaime Lerner.

Nesta quinta-feira (03/08), a primeira turma do Programa Mais Vida Menos Tabaco do segundo semestre teve o seu primeiro encontro. É uma iniciativa da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), que dá suporte aos beneficiários que desejem parar de fumar, oferecendo acompanhamento profissional e psicológico aos interessados.

Na primeira sessão, a psicóloga Jociane Casellas, a médica de família Luciana Schlemper e a enfermeira Márcia Ferreira fazem uma roda de conversa, na qual os participantes descrevem a relação deles com o cigarro – e as profissionais avaliam o grau de dependência de cada um.

“Este primeiro encontro é bastante desafiador. Os participantes descrevem seus medos, suas inseguranças e o quanto eles dependem do cigarro. Para nós, o desafio é acolhê-los, orientá-los e convencê-los a prosseguir no programa”, descreve a Dr.ª Luciana. “Nosso objetivo é fornecer todo o suporte para que eles parem de fumar.”

A nova turma é composta por oito participantes. Eles vão participar de quatro sessões ao longo deste mês, nas quais as conquistas e dificuldades são compartilhadas e novos hábitos são incentivados, com base no material de apoio. São abordados ainda temas como comportamentos, pensamentos e sentimentos que geram obstáculos a quem pretende abandonar o cigarro.

O programa também inclui atendimento individualizado, por meio de consultas médicas e encaminhamento para outras especialidades, quando necessário. Para participar, basta entrar em contato com a DAPS pelo telefone (41) 3330-6088. É o primeiro passo para uma vida longe do cigarro.

ICS + Saúde
Classificado como: