“Se precisar, peça ajuda!” é o mote do Setembro Amarelo este ano

Hoje (1.º de setembro) começa o Setembro Amarelo, o Mês de Prevenção ao Suicídio, e claro que o ICS é parceiro da iniciativa – que está completando 10 anos no Brasil.

O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo mundo – sem contar a subnotificação, o que leva a crer que os casos superem a marca de 1 milhão. No Brasil, os registros se aproximam dos 14 mil casos por ano. Ou seja, uma média de 38 suicídios por dia.

Hoje se sabe que praticamente 100% dos casos de suicídio decorrem de doenças mentais não diagnosticadas, ou tratadas incorretamente. Portanto, a maioria poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e a informações de qualidade.

Daí a importância de saber identificar se uma pessoa próxima está pensando em tirar a própria vida. E se mostrar disponível, praticar uma escuta ativa e sem julgamentos, demonstrar empatia e orientá-la a procurar a ajuda de um psiquiatra, que vai saber manejar a situação para salvá-la. Você encontra outras informações de qualidade e diversos materiais no site oficial da Campanha Setembro Amarelo, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Não deixe de buscar (e oferecer) ajuda!

ICS + Prevenção
Classificado como: