Maio alerta sobre doenças inflamatórias intestinais e câncer de boca
No que diz respeito à prevenção e qualidade de vida, o mês de maio é bicolor: é Roxo para alertar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) e é Vermelho para ajudar a conscientizar sobre o câncer bucal.
O Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais é 19 de maio, ponto culminante do Maio Roxo, quando a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) faz ações de conscientização sobre as DII – sendo as principais a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
Ainda não se sabe as causas das Doenças Inflamatórias Intestinais, mas as teorias mais aceitas incluem fatores genéticos, defeitos no sistema imunológico, fatores ambientais (tabagismo, antibióticos, infecções na infância) e alterações na flora intestinal. A incidência é maior entre os adultos jovens, na faixa dos 20 aos 40 anos.
Já o câncer de boca pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares, e se manifesta na forma de feridas que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dores que não melhoram e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.
Os fatores de risco incluem consumo excessivo de fumo e álcool, falta de higiene bucal, alimentação pobre em vitaminas (principalmente a C) e sais minerais e exposição excessiva ao sol – que pode provocar câncer nos lábios. O exame clínico feito por um profissional de saúde (médico ou dentista) pode detectar as lesões no início, antes que elas evoluam para um câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem examinar a boca com mais frequência, pelo menos uma vez por ano.