Taxa de agendamento para quem faltar à consulta no Centro de Saúde sem avisar ou cancelar previamente já está valendo

Começou a vigorar nesta sexta-feira (1.º) a taxa de agendamento, medida aprovada pelo Conselho de Administração do ICS para desestimular o absenteísmo e otimizar o atendimento no Centro de Saúde.

A partir de agora, os pacientes que não comparecerem à consulta sem justificativa – e não cancelarem com pelo menos 24 horas de antecedência – passarão a pagar a taxa de agendamento, que equivale a 30% do valor da consulta realizada na rede credenciada. Hoje esse valor corresponde a R$ 25.

Dependendo da especialidade, até um quarto dos agendamentos são perdidos porque o paciente que marca a consulta simplesmente não aparece. É o caso da dermatologia pediátrica, por exemplo, que registrou 26% de ausências em 2023, da nutrologia, com 24,6%, e da psiquiatria, com 22% de faltas.

“E o pior é que, se o paciente não desmarca e não aparece, não há tempo hábil para ocupar o horário com outra pessoa e a consulta se perde. Portanto, é bom ter sempre em mente que a sua falta pode fazer falta para alguém”, ressalta a coordenadora médica, Gislaine Strapasson Blum.

Apesar do baixo valor, que sequer compensa a hora médica perdida com a ausência, a finalidade da cobrança não é arrecadatória, mas desestimular as faltas e facilitar o agendamento por outros pacientes.

Ela está prevista no artigo 44 do Regulamento dos Planos de Saúde ICS, onde se lê: “O ônus decorrente da ausência do beneficiário a consultas médicas, sessões de psicologia, fonoaudiologia, nutrição e consultas odontológicas, ou tratamento agendado nos serviços disponibilizados pelo ICS será cobrado do beneficiário tendo como limite os valores da tabela de procedimentos do ICS, praticada à época da ocorrência, desde que o cancelamento não tenha sido realizado (em dias úteis) no prazo de 24 horas de antecedência do horário agendado”.

Além de melhorar o atendimento, a medida valoriza o médico – que vai poder otimizar a sua escala – e também sinal de respeito com quem realmente precisa da consulta e vai poder aproveitar aquele horário. “Um dia essa pessoa pode ser você”, conclui a coordenadora.

Comunicado
Classificado como: