ICS oferece tratamento com drenagem linfática

A fisioterapeuta Deiny Bacila Rahd Zanello em uma sessão de drenagem linfática no Centro de Saúde: alívio imediato.

Os beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) têm à sua disposição desde setembro de 2021 o tratamento à base de drenagem linfática, que funciona no setor de Fisioterapia e é indicado para pacientes no pós-operatório de varizes, linfedema de membros inferiores e na recuperação da mastectomia, entre outras situações.

“A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica de massagem com movimentos de compressão e descompressão, aplicada para estimular o sistema linfático e eliminar o excesso de fluidos do corpo”, explica a fisioterapeuta Deiny Bacila Rahd Zanello, responsável pelo setor. “Ela ajuda a combater o inchaço e a retenção de líquidos; melhora a circulação sanguínea, venosa e linfática; auxilia na eliminação de toxinas e acelera o processo de cicatrização e recuperação de cirurgias.”

As sessões duram 25 minutos e são realizadas numa sala anexa ao setor de fisioterapia no Centro de Saúde, das 12h45 às 19 horas. “Os resultados são maravilhosos, todo mundo que faz adora, elogia e constata uma evolução visível na recuperação, com diminuição significativa das dores causadas pelo inchaço”, assegura a fisioterapeuta.

De fato, as pacientes assinam embaixo: “Eu estava com as pernas muito inchadas, com problema no joelho esquerdo, e o meu ortopedista me orientou a procurar uma médica que cuidasse de variazes”, relata a professora aposentada Cristina de Fátima Cordeiro de Souza, de 62 anos.

Ela conta que a médica constatou um linfedema, prescreveu remédios e indicou o tratamento com drenagem linfática disponível no ICS. “Na primeira sessão já começou a melhorar, porque doía muito. Depois de três sessões a diferença é gritante”, descreve a paciente. “A Dr.ª Deiny é muito atenciosa e o atendimento é excelente. Só acho que podiam colocar mais profissionais, para mais gente poder usufruir do tratamento.”

A opinião é compartilhada por outra paciente que teve linfedema, a também professora aposentada Sueli Alvim Santos Cordeiro Avelar, de 65 anos: “Eu não conseguia pôr o pé no chão de tanta dor, mas na primeira sessão já começou a desinchar. É excelente, se desse para fazer mais vezes por semana seria ótimo”.

A técnica também é bastante recomendada pelos médicos, como a cirurgiã vascular Ana Paula Nudelmann, que atende no Centro de Saúde. “Ela estimula o tecido linfático a drenar a linfa que se acumula principalmente nas pernas, causando alívio imediato”, ressalta. “Costumo indicar pelo menos 10 sessões aos meus pacientes de pós-operatório, enquanto que naqueles cujo inchaço é decorrente de doenças ou outras situações crônicas o tratamento deve ser contínuo.”

Indicações:
• Tratamento de pré e pós-cirurgia;
• Tecidos edemaciados;
• Circulação sanguínea de retorno comprometido;
• Cicatrizes hipertróficas e queloidianas.

Contraindicações:
• Pessoas com risco vascular;
• Insuficiência cardíaca;
• Trombose;
• Infecções;
• Hipertensão;
• Câncer, principalmente linfomas;
• Flebite.

Serviço: A drenagem linfática é feita no setor de fisioterapia, das 12h45 às 19 horas. É necessário o encaminhamento do médico e acionar o teleatendimento, no telefone (41) 3131-6100.

ICS + Saúde
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: