Prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel divulgou a ampliação do acesso ao exame de mamografia para mulheres a partir de 40 anos, antecipando o rastreamento.

Foto: Divulgação/ICS
O mês de outubro é marcado por ações de prevenção e conscientização voltadas à saúde da mulher. No Instituto Curitiba de Saúde – ICS, as beneficiárias com idades entre 40 e 69 anos estão isentas da coparticipação para a realização de exames de mamografia e papanicolau (citopatológico).
A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa e tem como objetivo incentivar a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido e qualidade de vida para as mulheres.
Para esse ano, uma novidade ganhou mais força na mobilização: o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel divulgou, na última semana, a ampliação do acesso ao exame de mamografia para mulheres a partir de 40 anos, antecipando o rastreamento.
Para Pimentel, o trabalho do ICS com as beneficiárias fortalece o lema da cidade: cuidar de quem cuida. “Nós temos esse cuidado em várias frentes da Prefeitura, mas principalmente com a servidora que está todos os dias na linha de frente, atendendo as ações da cidade. Podem contar com o meu apoio político, estrutural e financeiro para que a gente possa colocar os projetos de apoio à saúde da mulher sempre de pé em Curitiba”, afirmou o prefeito. A campanha municipal tem como tema “Cuidado Integral à Saúde da Mulher – Prevenção é o Caminho” e terá como embaixadora a primeira-dama do município, Paula Mocelin.

Foto: SECOM
A equipe do ICS participou do lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, em Curitiba. O Smart Moov marcou presença junto da equipe da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Assistência Social (DAPS) na divulgação de informações e acesso à saúde.
Prevenção
Para a diretora-presidente do ICS, Marina Bueno, a campanha Outubro Rosa reforça a preocupação com a prevenção das mulheres. “A campanha representa nosso compromisso com a saúde integral das servidoras e beneficiárias do ICS. Ao garantir exames preventivos sem coparticipação, incentivamos que mais mulheres cuidem de si, realizem a detecção precoce e aumentem as chances de sucesso no tratamento. Prevenir é o caminho mais eficaz para preservar vidas e promover qualidade de vida. Mais um ano, o ICS oferta essa isenção na coparticipação e quero agradecer ao prefeito Eduardo Pimentel por esse suporte”, destacou.
As guias para a realização dos exames podem ser solicitadas pelo telefone (41) 3330-6088, ou pessoalmente no Centro Solar de Saúde, na Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças. O período da campanha compreende o mês de outubro e a validade das guias é de 90 dias a partir da data de emissão. As mamografias devem ser realizadas em prestadores que aderiram à campanha, já o exame preventivo é feito no Centro Solar de Saúde, diante agendamento.
Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) pelos ramais (41) 3330-6088 ou 3330-6083.
Encontros e lives
Além da isenção de exames preventivos durante o Outubro Rosa, a equipe da DAPS preparou uma programação especial de palestras e oficinas voltadas à saúde e ao bem-estar das mulheres.
As atividades, que acontecem ao longo do mês de outubro, têm o objetivo de informar, conscientizar e oferecer momentos de cuidado integral às beneficiárias. Confira:
– 01/10/25 às 10h00 – “Saúde da mulher em foco: um olhar para a prevenção” (Dra. Karina Abrahão – Médica de Família). Ressaltar a importância da campanha; o autocuidado e autoconhecimento; principais fatores de risco; sinais de alerta no câncer de mama; exames de rastreamento; estilo de vida saudável e prevenção.
– 08/10/25 às 14h00 – “Sexualidade feminina: direitos, prazer e liberdade” (Enf.ª Aline de Paula – Especialista em Saúde da Mulher). Explanar sobre os direitos sexuais e reprodutivos, desmistificar tabus sobre prazer, saúde sexual e bem-estar, promover autonomia e liberdade. Dinâmica: “Espelho da Alma” – trabalhar autoestima e olhar amoroso para si mesma.
– 22/10/25 às 14h00 – Oficina “Cuidar de si é um ato de amor: corpo, mente e emoções em equilíbrio”. Proporcionar um momento de acolhimento e bem-estar para as colaboradoras, promovendo equilíbrio físico, mental e emocional por meio de práticas integrativas.
– 31/10/25 às 10h00 – “Cuidando de quem luta: um olhar para a saúde mental” (Jociane Casellas – Psicóloga). Apresentar a importância do acompanhamento psicológico para mulheres com câncer de mama; Estratégias de enfrentamento; Orientações sobre acesso ao atendimento psicológico no ICS.