O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e de próstata. Para falar sobre essa doença, o médico de Família e Comunidade Dr. João Paulo recebe os beneficiários e interessados sobre o tema para uma conversa, na próxima terça-feira, dia 18, às 10 horas.

O encontro acontece no Auditório Jaime Lerner, no Instituto Curitiba de Saúde – ICS, e tem por objetivo levar mais conhecimento sobre o câncer colorretal. A palestra faz parte da campanha Março Azul Marinho, promovida pelo Instituto Curitiba de Saúde – ICS.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que cerca de 46 mil brasileiros desenvolvam a doença entre 2023 e 2025. Outro dado do Inca indica que a probabilidade de morte prematura por câncer de intestino, entre pessoas de 30 a 69 anos, pode ter um aumento de 10% no país até 2030.
Entre alguns fatores de risco associados ao câncer colorretal estão: consumo de carnes processadas, uso de cigarro, consumo de bebida alcoólica em excesso, sedentarismo e histórico familiar.
Março Azul-Marinho
Para trabalhar com prevenção e diagnóstico precoce, o ICS promove incentivos aos beneficiários. Durante o mês inteiro, tanto homem e mulher, entre 50 e 75 anos, poderão fazer o exame de sangue oculto nas fezes sem coparticipação.
Os beneficiários podem ir até o ICS para fazer a retirada da guia, sem necessidade de consulta prévia. Essas guias podem ser emitidas até o dia 31 e terão validade de 90 dias a partir da data de emissão.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato pelo telefone (41) 3330-6088 ou (41) 3330-6195 ou (41) 3330-6083.