Divulgação – ICS

O Julho Verde é um chamado à ação para conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço. Promover hábitos saudáveis e estar atento aos sinais do corpo pode salvar vidas, e a informação é o primeiro passo para o cuidado. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) é responsável por instituir o Julho Verde no Brasil, inclusive participando da escolha do dia 27 de julho como data de conscientização mundial em 2014, e o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

O que é o Câncer de Cabeça e Pescoço?

O termo “câncer de cabeça e pescoço” inclui diversos tumores malignos que podem afetar várias áreas, como: boca; orofaringe; laringe; nariz; seios da face; nasofaringe; pescoço; tireóide; pele da face; couro cabeludo.

Essas são doenças potencialmente graves, mas com um alto índice de cura quando identificadas e tratadas nas fases iniciais.

Sete sintomas

Prestar atenção aos sintomas do câncer de cabeça e pescoço é de importância vital por uma razão principal e decisiva: a detecção precoce aumenta drasticamente as chances de cura e melhora a qualidade de vida do paciente.

– Fique atento a estes sinais, pois podem indicar a presença da doença:

– Inchaço ou ferida que não cicatriza em 15 dias;

– Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula;

– Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na região da boca;

– Dificuldade para engolir;

– Problemas na fala;

– Dificuldade e dor ao mexer a boca;

– Dificuldade para respirar.

Ao identificar qualquer um desses sinais, procure inicialmente um médico clínico geral ou médico da família, que poderá avaliar o quadro.

Estimativas para 2025

No Brasil, são estimados mais de 39 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço em 2025. Dentre esses, destacam-se os tumores de: boca (15.100 casos); laringe (7.790 casos); tireoide (16.660 casos).

Probabilidade de Cura

Os resultados obtidos nos diversos serviços de cirurgia de cabeça e pescoço mostram que o percentual de cura é de mais de 90% quando a doença é diagnosticada e tratada em fase inicial. Isso reforça a importância da detecção precoce.

Prevenção

A prevenção é fundamental. Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, não fume e use protetor solar.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP)      

Julho Verde: Mês da Conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: