Outubro Rosa: mastologista fala sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama

Dr. Leonardo Paese Nissen, mastologista do ICS, falou sobre Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama.

O mastologista Dr. Leonardo Paese Nissen, integrante do programa Oncovida do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), iniciou nesta terça-feira o ciclo de palestras da edição 2023 do Outubro Rosa com uma apresentação interativa sobre “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”.

Ele distribuiu bexigas verdes e vermelhas para a plateia, e em cada tópico instigava os participantes a levantar a bexiga vermelha quando julgavam que a afirmação era um mito, e a verde quando a consideravam uma verdade. Na sequência, dava o resultado.

“O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, e representa um quarto dos cânceres que acometem homens e mulheres”, informou o mastologista logo no início da palestra. “Mas a detecção precoce, por meio de mamografias regulares, aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. Quando descoberto no início, a chance de cura pode chegar a 98%.” O médico lembrou ainda que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que serão registrados 75 mil novos casos este ano.

Confira o que é mito e o que é verdade em relação ao câncer de mama, conforme demonstrou o médico:

1) Desodorante pode causar câncer de mama?

“Mito. Não há evidências científicas sólidas ligando o uso de desodorantes ao câncer de mama. Esta é uma preocupação infundada, é seguro usar desodorantes convencionais.”

2) O câncer de mama pode ser hereditário?

“Verdadeiro. Embora 90% dos casos de câncer não decorram da hereditariedade, a predisposição genética desempenha um papel importante no risco de câncer de mama. Se uma pessoa tem parentes de primeiro grau (como mãe, irmã ou filha) com câncer de mama, seu risco pode ser maior, e o aconselhamento genético pode ser recomendado.”

3) Ter mamas pequenas reduz o risco de câncer de mama?

“O tamanho da mama não está diretamente relacionado ao risco de câncer de mama. Pessoas com mamas de todos os tamanhos podem desenvolver a doença. Portanto, a cirurgia de redução de mama também não diminui o risco de câncer.”

4) As mamas densas são mais suscetíveis ao câncer?

“Mamas densas podem realmente aumentar o risco de câncer de mama ao dificultar a detecção precoce por meio da mamografia. É importante discutir com um médico como lidar com mamas densas.”

5) Usar sutiã com armação aumenta o risco de câncer de mama?

“Mito. Não há evidências científicas confiáveis ligando o uso de sutiãs com armação ao câncer de mama. Este é um mito infundado.”

6) O câncer de mama sempre causa dor?

“Mito. O câncer de mama pode ser assintomático em seus estágios iniciais. Muitas pessoas não sentem dor até que a doença esteja avançada.”

7) Sem histórico familiar, não há risco de câncer de mama?

“A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de mama não tem histórico familiar da doença. O risco é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo genéticos e ambientais.”

8) A mamografia é 100% eficaz na detecção do câncer de mama?

“Mito. Embora a mamografia seja uma ferramenta importante para a detecção precoce, como qualquer outro exame, ela não é infalível. Pode haver falsos negativos (resultados normais em casos de câncer) e falsos positivos (resultados anormais em casos não cancerosos).”

9) Todo nódulo na mama é cancerígeno?

“Mito. A maioria dos nódulos mamários é benigna (não cancerígena). No entanto, qualquer nódulo deve ser avaliado por um profissional de saúde para descartar a possibilidade de câncer.”

10) Uma mastectomia é sempre necessária em casos de câncer de mama?

“Mito. O tratamento do câncer de mama varia de acordo com o estágio e o tipo da doença. Nem sempre é necessário realizar uma mastectomia; a abordagem terapêutica depende da avaliação individual do paciente. Ela só é recomendada se aparecerem muitos nódulos, se houver mutação ou se eles forem mais agressivos.”

11) Implantes de silicone aumentam o risco de câncer de mama?

“Mito. Não há evidências sólidas que conectem o uso de implantes de silicone ao câncer de mama. No entanto, é importante realizar exames regulares e informar o médico sobre qualquer mudança nas mamas após a cirurgia.”

12) Anticoncepcionais aumentam o risco de câncer de mama?

“Verdade parcial. Alguns estudos sugeriram uma associação leve entre o uso de contraceptivos hormonais e um pequeno aumento no risco de câncer de mama, da ordem de 2% pelo uso prolongado. No entanto, o risco absoluto é baixo, e outros fatores de risco devem ser considerados ao tomar decisões sobre contraceptivos.”

13) Atividade física reduz o risco de câncer de mama?

“Verdade. A prática regular de atividade física está associada a um menor risco de câncer de mama. O exercício ajuda a manter um peso saudável e a regular os hormônios, o que pode reduzir o risco.”

14) Mulheres com implantes mamários podem fazer mamografias?

“Verdade. É possível fazer mamografias em mulheres com implantes mamários, mas é importante informar o técnico sobre os implantes para que técnicas específicas possam ser utilizadas para obter uma imagem adequada.”

15) Uma dieta saudável pode prevenir o câncer de mama?

“Verdade. Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras e baixa em gorduras saturadas pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. No entanto, outros fatores também desempenham um papel, e não existe uma garantia absoluta de prevenção.”

16) A vida sexual está relacionada ao câncer de mama?

“A vida sexual em si não tem nenhuma relação com o câncer. Porém, implantes de hormônios como os chamados ‘chips da beleza’ podem ter alguma relação, assim como os tratamentos de reposição hormonal.”

17) O câncer de mama só afeta as mulheres?

“Mito. Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres, os homens também podem ser afetados, embora em uma proporção muito menor. Os homens devem ficar atentos aos sintomas e procurar atendimento médico caso percebam alguma alteração nas mamas.”

A próxima palestra do Outubro Rosa será na segunda-feira, dia 16, sobre “Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama”, com a oncologista Dr.ª Ana Claudia Kutax Buiar.

ICS + Prevenção
Classificado como: