DAPS promove live sobre o Setembro Amarelo
No próximo dia 21 de setembro, às 11h20, a Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) vai promover uma live nas redes sociais sobre o Setembro Amarelo, o Mês de Prevenção ao Suicídio.
A psicóloga Jociane Casellas e a psiquiatra Laís Panizzi vão abordar o mesmo tema da campanha deste ano – “Se precisar, peça ajuda!” – sobre a importância de acolher e encaminhar pessoas com tendências suicidas à ajuda especializada.
De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo mundo – sem contar a subnotificação, o que leva a crer que os casos superem a marca de 1 milhão. No Brasil, os registros se aproximam dos 14 mil casos por ano. Ou seja, uma média de 38 suicídios por dia.
Hoje se sabe que praticamente 100% dos casos de suicídio decorrem de doenças mentais não diagnosticadas, ou tratadas incorretamente. Portanto, a maioria poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e a informações de qualidade. Você encontra outras informações de qualidade e diversos materiais no site oficial da Campanha Setembro Amarelo, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Não deixe de buscar (e oferecer) ajuda!