ICS apresenta projeto da usina solar e clube de vantagens

O presidente Tiago Waterkemper e o prefeito Rafael Greca assinam o termo de ciência sobre a implantação da miniusina de energia solar na sede do ICS.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) apresentou duas novidades em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (21) no Salão Brasil da Prefeitura Municipal de Curitiba: o projeto da miniusina solar no Centro de Saúde, que será construída dentro de seis meses pela Electromotive, a empresa que venceu a concorrência aberta pelo instituto; e o ICS Mais Vantagens, o clube de descontos destinado aos beneficiários, dependentes ativos e colaboradores da empresa.

O prefeito Rafael Greca e o presidente do ICS, Tiago Waterkemper, assinaram na ocasião o termo de ciência do contrato a ser celebrado com a empresa curitibana Electromotive Energia Renovável para a instalação das placas fotovoltaicas na sede do instituto, no bairro Rebouças, em Curitiba.

A empresa foi a que apresentou a melhor proposta entre as 10 que participaram da licitação, a primeira do país a adotar o contrato de eficiência, o sistema regulamentado pela Lei 14.133/2021, a Nova Lei das Licitações. “Nessa modalidade, as obras proporcionam ao contratante a redução de despesas correntes – no nosso caso, com a Copel –, e o valor economizado é usado para remunerar o contratado. Ou seja, o principal critério para a contratação foi a economia gerada”, explicou Tiago Waterkemper.

A miniusina solar será instalada em três locais: no telhado do Centro de Saúde, na cobertura da passarela de pedestres que começa na entrada da Rua Santo Antônio e em “carpots” – coberturas para veículos no estacionamento. E a energia gerada vai suprir com sobras o consumo médio do ICS, que é de 22.428 kW/h por mês – ou 269.136 kW/h por ano.

O excedente gerado vira “crédito energético” com a Copel, que pode ser utilizado quando a produção da usina solar for insuficiente. A miniusina do ICS deve começar a gerar energia dentro de 180 dias, e o contrato tem duração de 14 anos. Após a quitação, toda a estrutura será incorporada ao patrimônio do ICS, sem qualquer ônus adicional ao instituto.

“No que diz respeito à inovação e à sustentabilidade, estamos de mãos dadas com o prefeito Rafael Greca, que não por acaso foi reconhecido em Barcelona como uma das seis personalidades mais inovadoras do mundo”, destacou o presidente do ICS.

“O nosso futuro terá o sol por testemunha, porque o dia mais frio e mais gelado de Curitiba tem mais sol que o dia mais quente e mais iluminado da Alemanha, e a Alemanha é o país que mais investe em energia solar no mundo. Não tem por que não investirmos nisso”, completou o prefeito.

ICS Mais Vantagens

O presidente Tiago Waterkemper aproveitou a solenidade para apresentar ao prefeito – ele próprio beneficiário do ICS, como servidor aposentado do Ippuc –, o ICS Mais Vantagens, o clube de descontos recém-lançado pelo instituto.

O programa já conta com uma rede de 40 estabelecimentos de diversos setores, oferecendo descontos e vantagens aos beneficiários, dependentes ativos e colaboradores do ICS.

São restaurantes, lanchonetes, pet shops, oficinas, farmácias, óticas, academias, lojas, clínicas e muitos outros estabelecimentos parceiros, que concedem planos especiais ou descontos aos integrantes do programa.

“E o melhor, sem nenhuma burocracia: não é necessário acumular pontos ou fazer qualquer cadastro, basta apresentar a carteirinha ativa (física ou digital) nos próprios locais e pronto, o senhor e a dona Margarita e qualquer beneficiário já têm acesso aos descontos”, resumiu Tiago Waterkemper.

Mais detalhes na aba do ICS Mais Vantagens.

Novidades
Classificado como: