Você sabe a diferença entre clínico geral, clínico médico e médico de família?
Quando precisa de um médico generalista, muita gente confunde clínico geral com clínico médico e médico da família. Pode até parecer tudo a mesma coisa, mas cada um tem uma formação e uma área de atuação específicas. Confira as principais diferenças entre as três categorias:
Clínico geral
É o profissional que se graduou em Medicina, mas não fez nenhuma especialização posterior. É apto para avaliar, diagnosticar e tratar várias doenças e lesões.
Clínico médico
É o médico que passou por uma residência ou especialização em Clínica Médica, que dura dois anos e é pré-requisito para a maioria das subespecialidades, como cardiologia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia, oncologia e medicina intensiva, entre outras. O clínico médico presta assistência em todos os graus de complexidade, no diagnóstico e tratamento de diversas patologias – desde que não envolvam a parte cirúrgica, obstétrica e ginecológica.
Médico de Família e Comunidade
Também uma especialização de dois anos, a Medicina de Família e Comunidade capacita o profissional em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, infectologia e pequenas cirurgias. O médico de família acompanha o paciente da infância à velhice, independentemente do gênero, idade ou sintoma. E também atende mulheres com queixas ginecológicas e/ou gestantes. Além do diagnóstico e tratamento, atua na prevenção de fatores de risco.