A fonoaudióloga do ICS, Michéli Rosa é especialista no assunto e falou sobre disfagia para os pacientes do programa

Os aposentados que participam do programa Boa Vida, no Instituto Curitiba de Saúde, puderam entender ainda mais sobre disfagia, que é a dificuldade em engolir. A fonoaudióloga do ICS, Michéli Rosa, falou sobre o processo de deglutição e de que forma essa dificuldade afeta a vida das pessoas.
O programa Boa Vida faz parte da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais – DAPS, e o primeiro encontro do ano aconteceu nessa última semana, no auditório Jaime Lerner.
Especialista no assunto, a fonoaudióloga do ICS é mestre em distúrbios da Comunicação Pós Graduada em Disfagia Orofaríngea. Ela explicou que a dificuldade em engolir pode ser um sintoma decorrente de outra doença, daí a importância do diagnóstico precoce. Além do sintoma, é preciso tratar a causa.

Cuidados importantes:
– Durante as refeições, permanecer sentado, com a postura alinhada, de forma a evitar a aspiração de alimentos ou bebidas.
– Preste atenção no ritmo, velocidade na quantidade de comida levada à boca. O uso de talheres menores pode ajudar nesse processo.
– Faça uma boa higiene oral. No mínimo três vezes por dia, ou sempre que comer.
– Oferecer alimentos na consistência recomendada pelo fonoaudiólogo. Conforme a gravidade da disfagia, serão traçadas as orientações e metas de tratamento, de acordo com a patologia associada.
– Usar espessante, se recomendado pelo fonoaudiólogo.
– Não deite depois de comer. Espere pelo menos 20 minutos. Com o tronco ereto, a gravidade ajuda a manter o ácido gástrico no estômago.
– Se o paciente acamado já tem diagnóstico de refluxo, recline a cama para elevar a cabeça em cerca de 30 centímetros, o que ajuda a manter o ácido gástrico no estômago. Não use travesseiros extras, pois eles apenas levantam a cabeça e não o tronco – e ainda pode causar torcicolo. Para evitar o refluxo durante o sono, é preciso deixar toda a parte superior do corpo elevada.
Boa Vida
O programa Boa Vida é voltado aos beneficiários acima dos 60 anos. O objetivo é oferecer orientação e sensibilização aos beneficiários quanto aos cuidados físicos e emocionais, proporcionando qualidade de vida. Além disso, tem o intuito de despertar o desenvolvimento de potencialidades e a convivência saudável com a família, comunidade e sociedade. Fazendo isso, a idéia é oportunizar que o idoso seja um “agente social” e um multiplicador dessa proposta.
Como funciona o Programa Boa Vida?
Os beneficiários participam de palestras com temas diversificados, bem como o desenvolvimento de atividades que melhoram a memória, o físico, psíquico, o controle das doenças e como evitá-las. Os encontros acontecem a cada 15 dias, nas 4ª feiras às 14h30 no auditório do ICS. Mais informações: (41) 3330-6088, no WhatsApp (41) 99147-8021 ou pessoalmente na DAPS, no Centro Solar de Saúde do ICS.