Neste sábado (20), celebramos o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). A data é uma conscientização para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), possui uma Central Odontológica com atendimento diário no Centro Médico, localizado no Rebouças. O setor é altamente capacitado para atender beneficiários que procuram o serviço para ações preventivas ou tratamentos mais complexos de patologias que afetam dentes, gengiva e mucosa bucal.

A equipe é formada por 47 profissionais cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em radiologia. As dentistas, Tatiana Costenaro de Oliveira e Lilian Helal Ercolin, coordenam o setor.

De acordo com a odontóloga Tatiana, é preciso manter alguns cuidados em casa e no consultório para uma boca saudável e um sorriso bonito.

“Para que nosso sorriso seja bonito é fundamental que ele receba cuidados essenciais como eliminação da placa dental por meio de escovação adequada de duas a três vezes ao dia, uso diário de fio dental e limpeza da língua, utilizando a própria escova ou um raspado, a utilização de produtos de higiene bucal que contenha flúor e ir ao dentista regularmente”, explica.

O consumo moderado de açúcar e evitar cigarros e bebidas alcoólicas também são aspectos que devem ser levados em consideração.

Tatiana ainda lembra que os cuidados com a saúde bucal são fundamentais na autoestima do paciente.

“Cuidados com os dentes, gengiva e mucosa bucal, tem papel crucial na capacidade da pessoa realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança”, disse.

A Campanha do Dia Mundial da Saúde Bucal da FDI acontece em mais de 200 países ao redor do mundo. A Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), representa o Brasil como país membro da FDI e seu trabalho tem sido reconhecido pela Federação Dentária Internacional.

Dia Mundial da Saúde Bucal