Acompanhamento pediátrico é fundamental para a saúde das crianças

Na foto pediatras do Centro de Saúde do ICS, da esquerda para direita, dra. Jeanine Bertogna, dr. Paulo Fernando Spelling e dra. Monica Makishi Watanabe.

A importância das consultas médicas regulares com pediatras, desde as primeiras fases da criança até a adolescência, fazem parte da rotina de cuidados de diversas famílias curitibanas.

Para prestar assistência aos servidores da Prefeitura e seus dependentes, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) atende mensalmente, só no Centro de Saúde, no Rebouças, cerca de 2 mil crianças e adolescentes exclusivamente na área pediátrica. O local conta com 13 profissionais para diagnóstico e tratamento especializado com isenção de coparticipação.

Durante as consultas, são verificados se a criança está atingindo os marcos de cada estágio de desenvolvimento, como ganho de peso e estatura, reações frente a estímulos, desenvolvimento da fala e outras habilidades esperadas para cada idade.

Segundo a pediatra do ICS, Jeanine Bertogna, o aconselhamento pediátrico também faz parte desse acompanhamento.

“É função do pediatra dar orientações sobre aleitamento materno, vacinas, sono, alimentação, prevenção de acidentes, entre outros esclarecimentos e dúvidas. É um momento de cooperação, em que os pais precisam de alguém habilitado para ajudar a cuidar adequadamente de seu filho”, afirma.

Quando a maternidade ocorre sem nenhum agravo físico, psíquico, alimentar ou de qualquer outra natureza com a criança, a primeira consulta ao pediatra é realizada aproximadamente aos 7 dias de vida. A partir daí, a frequência é uma vez por mês durante o primeiro ano, uma vez a cada três meses no segundo ano e semestrais dos 3 aos 4 anos. Depois o acompanhamento passa a ser anualmente, retomando a cada 6 meses na puberdade.

“As consultas ao pediatra não são somente em caso de doenças, é necessário consultá-lo com frequência para que ele avalie a criança e faça os direcionamentos adequados. Avaliações e orientações oftalmológicas e odontológicas, por exemplo, ocorrem nos primeiros meses de vida e em alguns casos passam despercebidas pelos pais”, explica a médica.

As consultas regulares podem prevenir ou detectar precocemente algumas doenças, permitir tratamentos mais adequados e com mais chances de plena recuperação.

Além do Centro de Saúde, os beneficiários do ICS dispõem de assistência ambulatorial e emergencial pediátrica em clínicas e hospitais credenciados de Curitiba e laboratórios para exames complementares.

CONSULTAS – As consultas podem ser marcadas pelo Portal do Beneficiário, Teleatendimento, no 3131 6100, todos os dias da semana, das 6 horas às 22 horas, ou pelo aplicativo, disponível no Google Play e na Apple Store.

PROGRAMA NASCER – Para assistência pediátrica, o ICS também conta com o Programa Nascer, destinado a crianças de zero a 1 ano de idade. O programa garante atenção integral com consultas mensais remarcadas pelo próprio pediatra e atendimento amplo, para que haja tempo para uma boa avaliação e orientação adequada.

PROFISSÃO – O Dia do Médico Pediatra é celebrado nesta terça (27). A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910. Dedicada ao estudo dos problemas e patologias infantis, a entidade preencheu uma lacuna desse segmento no Brasil.

Dia do Pediatra
Compartilhe esta notícia: