ICS lança novo Código de Conduta

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) lançou nesta quarta-feira (21) o seu novo Código de Ética e Conduta. O objetivo é orientar a todos que atuam em nome da instituição sobre como agir de forma ética, íntegra e transparente.

O documento, elaborado de forma colaborativa, reforça os valores e propósitos da instituição para melhorar a comunicação interna, evitar problemas éticos dentro da instituição, auxiliar na qualidade do serviço prestado e manter a empresa funcionando de acordo com a lei. O conteúdo tem caráter orientativo e define oficialmente o posicionamento institucional para as condutas esperadas e as não toleradas com profissionais, parceiros e fornecedores.

“Com o Código de Ética e Conduta queremos dar um passo importante, em que vamos modernizar o instituto, acompanhar o avanço legislativo e melhorar constantemente as relações interpessoais”, explica o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper.  

De acordo com ele, a instituição está desenvolvendo novas atividades e é preciso embasar as atribuições e decisões administrativas.

“Construímos uma nova identidade para o instituto e com isso vimos a necessidade de criar um documento que reúne valores que devem ser assimilados e colocados em prática pelo funcionalismo público. É uma nova fase para o ICS”, enfatizou.

Em breve, o novo Código com os compromissos éticos da empresa será disponibilizado na página do ICS. Se necessário, o documento poderá passar por revisão.

CANAL DE DENÚNCIAS – Também foi lançado o Canal de Denúncias, onde é possível que colaboradores, beneficiários e parceiros façam manifestações em caso de condutas que não estejam de acordo com as descritas no documento, como ausência de ética em práticas médicas e assistenciais, assédio moral e sexual, conflito de interesses, situações de suborno e corrupção, além de outras ocorrências.

As denúncias podem ser identificadas ou anônimas. Os meios de utilização são a página do ICS, e-mail, telefone ou recipientes lacrados disponibilizados nos andares do Centro de Saúde, no Rebouças, onde poderão ser depositadas denúncias em papel.

Elas são recebidas e analisadas por comissão específica, com sigilo, transparência, imparcialidade e celeridade, e realizado um tratamento adequado para cada caso.

TELEATENDIMENTO E OUVIDORIA – É importante esclarecer que sugestões, elogios, pedido de informações, manifestação, protesto ou discordância sobre produtos, serviços ou atendimentos prestados pelo ICS, ou situações de emergências devem ser comunicados por meio do canal de Teleatendimento, no telefone 3131 6100. Demandas não sanadas podem ser encaminhadas para a Ouvidoria.

SERVIÇOS:
Canais de Denúncias
SITE: https://ics.curitiba.org.br/canal-de-denuncias/
E-MAIL: canaldedenuncias@ics.curitiba.pr.gov.br
TELEFONE: (41) 3330-6188
CAIXAS: Disponibilizadas nos andares do ICS.

Código de Ética e Conduta