Foto: Freepik

A descoberta do câncer de mama em fases iniciais aumenta a chance de cura em até 95%, segundo especialistas — um dado que reforça a importância do cuidado contínuo e dos exames regulares. Diante disso, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS reforça seu compromisso com a saúde da mulher por meio da campanha Outubro Rosa, que incentiva a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Até o dia 31 de outubro, beneficiárias com idades entre 40 e 69 anos estão isentas da coparticipação para realização dos exames de mamografia e Papanicolau (citopatológico).

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve no tecido da mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. Mas a informação e o cuidado são as melhores formas de se proteger.

Fique atenta aos sinais

– Nódulo fixo e indolor

– Alterações no tamanho ou formato das mamas

– Vermelhidão ou retrações na pele

– Secreções pelos mamilos

– Inchaço na axila

Importante: nem todo nódulo é câncer — mas todo nódulo deve ser avaliado por um profissional de saúde.

O exame clínico das mamas e a mamografia são fundamentais. A mamografia é capaz de identificar alterações antes mesmo do aparecimento de sinais ou sintomas e, por isso, deve ser feita a partir dos 40 anos — ou antes, se houver histórico familiar da doença.

Fatores de risco e prevenção

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama: histórico familiar da doença, menstruação precoce, menopausa tardia, sedentarismo, consumo de álcool e obesidade.

Contudo, há muito que pode ser feito para prevenir:

– Mantenha uma alimentação saudável

– Pratique atividades físicas

– Evite o consumo de álcool

– Realize seus exames regularmente

A campanha Outubro Rosa nos lembra: a prevenção é o melhor cuidado. Detectar cedo é essencial. Cuide-se — por você e por quem te ama.

Outubro Rosa no ICS

Durante o mês de outubro, as beneficiárias do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) com idades entre 40 e 69 anos estão isentas da coparticipação para realização dos exames de mamografia e Papanicolau (citopatológico).

A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa e reforça o compromisso do Instituto com a saúde da mulher, destacando a importância da detecção precoce tanto no combate ao câncer de mama quanto ao câncer de colo de útero.

Encontros

Além da isenção de exames preventivos durante o Outubro Rosa, a equipe da DAPS preparou uma programação especial de palestras e oficinas voltadas à saúde e ao bem-estar das mulheres.

As atividades, que acontecem ao longo do mês de outubro no Auditório Jaime Lerner dentro ICS, têm o objetivo de informar, conscientizar e oferecer momentos de cuidado integral às beneficiárias. Confira:

– 22/10/25 às 14h00 – Oficina “Cuidar de si é um ato de amor: corpo, mente e emoções em equilíbrio”. Proporcionar um momento de acolhimento e bem-estar para as colaboradoras, promovendo equilíbrio físico, mental e emocional por meio de práticas integrativas.

– 31/10/25 às 10h00 – “Cuidando de quem luta: um olhar para a saúde mental” (Jociane Casellas – Psicóloga). Apresentar a importância do acompanhamento psicológico para mulheres com câncer de mama; Estratégias de enfrentamento; Orientações sobre acesso ao atendimento psicológico no ICS.

Descoberta precoce eleva para até 95% a chance de cura do câncer de mama, alertam especialistas
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: