Conheça os benefícios do alongamento para sua saúde

A prática do alongamento traz benefícios à saúde para todas as faixas etárias e estilos de vida. Tanto atletas quanto sedentários devem adquirir o hábito do exercício e de preferência com a supervisão de um profissional da área.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), possui um quadro de fisioterapeutas que trabalham diariamente com alongamentos aos beneficiários do plano que estão em tratamento de diversas patologias.

De acordo com a fisioterapeuta da instituição, Cinthia Wahrhaftig, o alongamento muscular é muito importante para a manutenção da qualidade de vida, promoção de saúde e bem estar físico e emocional.

“É um tipo de exercício físico, que tem como objetivo aumentar à flexibilidade e a amplitude de movimento de uma articulação, aliviando as tensões musculares e consequentemente as dores. Relaxa o corpo e a mente, diminuindo o estresse, melhora a postura e previne lesões”, afirma.

QUANDO DEVO ALONGAR?

Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade.

Devido à execução de diversas atividades diárias, o corpo acaba sofrendo estresse muscular, com o surgimento de dores e lesões. Por isso, o alongamento tem como função desenvolver o músculo ao seu tamanho original e relaxar a musculatura.

“Quando permanecemos por muito tempo parado, os nossos músculos tendem a se encurtarem”, explica Wahrhaftig, que ainda complementa que a atividade pode ser feita a qualquer momento do dia e em posição confortável para relaxar o músculo.

“Os movimentos devem ser feitos de maneira leve e suave, mantendo uma respiração controlada e permanecendo por 30 segundos na posição para promover relaxamento”, disse.

A especialista também reforça que para o alongamento ser feito de maneira correta, é preciso que seja devidamente orientado por um profissional qualificado, educador físico ou fisioterapeuta.

Alongamento