Campanha reforça o compromisso do Instituto com a saúde da mulher e a importância da detecção precoce no combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Campanha Outubro Rosa no ICS. Foto: Divulgação

As beneficiárias do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, com idades entre 40 e 69 anos, estão isentas da coparticipação na realização de exames de mamografia e Papanicolau (citopatológico), durante o mês de outubro. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e reforça o compromisso do Instituto com a saúde da mulher e a importância da detecção precoce no combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Autocuidado

A programação da campanha no ICS começou na última quarta-feira (1º), com a palestra “Saúde da mulher em foco: um olhar para a prevenção”, ministrada pela médica de família Dra. Karina Abrahão.

O encontro trouxe reflexões sobre a importância do autocuidado e do autoconhecimento, os principais fatores de risco e sinais de alerta no câncer de mama, além de orientações sobre exames de rastreamento, estilo de vida saudável e estratégias de prevenção.

Colaboradoras e beneficiárias na palestra sobre ‘Um olhar para a prevenção”, ministrada pela médica de família Dra. Karina Abrahão. Foto: Divulgação/ICS

Câncer de mama

A campanha é uma das mais importantes no calendário de saúde, justamente porque o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Ele surge nas células da mama, principalmente nos ductos ou glândulas mamárias, e pode se manifestar por meio de nódulos na mama ou axila, alterações na pele da mama, secreções ou inversão do mamilo.

Entre os principais fatores de risco estão histórico familiar, idade, alterações hormonais, obesidade, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. O diagnóstico pode ser feito por exame clínico, mamografia, ultrassom e biópsia, recursos disponíveis nas redes de saúde.

A detecção precoce é determinante: quando identificado em estágio inicial, o câncer de mama apresenta altas taxas de cura. Além dos exames, a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, também ajuda a reduzir os riscos.

Câncer de colo de útero

Outro foco do Outubro Rosa é o câncer de colo de útero, causado pelo HPV (Papilomavírus humano), um vírus sexualmente transmissível. A doença ocorre quando células do colo do útero passam a crescer de forma desordenada.

Os sintomas podem incluir sangramento fora do período menstrual ou após relações sexuais, corrimento com odor forte, dor pélvica contínua e desconforto durante a relação. O exame preventivo, o Papanicolau, é a principal forma de diagnóstico precoce e deve ser realizado por mulheres de 40 a 69 anos que já tiveram vida sexual ativa, além daquelas que ainda possuem colo do útero mesmo após histerectomia.

A prevenção é possível por meio da vacinação contra o HPV, disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas entre 9 e 45 anos com doenças ou condições específicas. O uso do preservativo e a adoção de um estilo de vida saudável também são aliados importantes.

Vale reforçar que a vacinação em meninos também protege as mulheres, contribuindo para a redução da transmissão do vírus e prevenindo outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus e boca.

Faça seus exames

O Outubro Rosa vai além da conscientização: é um chamado à ação efetiva. A prevenção, o diagnóstico precoce e os hábitos de vida saudáveis são ferramentas fundamentais para reduzir os índices de mortalidade causados por essas doenças.

Por isso, é tão importante manter exames que detectam esses tipos de cânceres atualizados. As guias para a realização dos exames podem ser solicitadas pelo telefone (41) 3330-6088, ou pessoalmente no Centro Solar de Saúde, na Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças.

O período da campanha compreende o mês de outubro e a validade das guias é de 90 dias a partir da data de emissão. As mamografias devem ser realizadas em prestadores que aderiram à campanha, já o exame preventivo é feito no Centro Solar de Saúde, diante agendamento.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) pelos ramais (41) 3330-6088 ou 3330-6083.

Encontros

Além da isenção de exames preventivos durante o Outubro Rosa, a equipe da DAPS preparou uma programação especial de palestras e oficinas voltadas à saúde e ao bem-estar das mulheres.

As atividades, que acontecem ao longo do mês de outubro no Auditório Jaime Lerner dentro ICS, têm o objetivo de informar, conscientizar e oferecer momentos de cuidado integral às beneficiárias. Confira:

– 08/10/25 às 14h00 – “Sexualidade feminina: direitos, prazer e liberdade” (Enf.ª Aline de Paula – Especialista em Saúde da Mulher). Explanar sobre os direitos sexuais e reprodutivos, desmistificar tabus sobre prazer, saúde sexual e bem-estar, promover autonomia e liberdade. Dinâmica: “Espelho da Alma” – trabalhar autoestima e olhar amoroso para si mesma.

– 22/10/25 às 14h00 – Oficina “Cuidar de si é um ato de amor: corpo, mente e emoções em equilíbrio”. Proporcionar um momento de acolhimento e bem-estar para as colaboradoras, promovendo equilíbrio físico, mental e emocional por meio de práticas integrativas.

– 31/10/25 às 10h00 – “Cuidando de quem luta: um olhar para a saúde mental” (Jociane Casellas – Psicóloga). Apresentar a importância do acompanhamento psicológico para mulheres com câncer de mama; Estratégias de enfrentamento; Orientações sobre acesso ao atendimento psicológico no ICS.

Beneficiárias de 40 a 69 anos estão isentas de coparticipação em exames preventivos
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: