Atrasos e faltas às consultas interferem na efetividade dos serviços de saúde

Não comparecer às consultas médicas, exames ou outros procedimentos agendados sem qualquer comunicação prévia é um problema que interfere na efetividade dos serviços de saúde da rede privada e pública.

Conhecido como absenteísmo, essas ausências em datas e horários previamente marcados podem acarretar problemas para a continuidade do cuidado do paciente, o impedimento de outro beneficiário em conseguir uma consulta e a perda financeira para todo o sistema.

No Instituto Curitiba de Saúde (ICS), esse grande número de pacientes que não comparecem sem qualquer comunicação prévia é também motivo para preocupação. O índice de desistências em toda rede de atendimento é de aproximadamente 18% do total de consultas agendadas.

No ano de 2020, foram marcadas 214.852 consultas eletivas na rede credenciada, tendo mais 38 mil consultas perdidas pelos faltosos.

No mesmo ano, apesar da pandemia e um número menor de consultas, o atendimento exclusivo no Centro de Saúde, no Rebouças, ainda teve 9,56% de desistências não justificadas.

O levantamento feito pelo instituto também mostrou que em 2019, com o fluxo normal de atendimento, das 182.486 consultas agendadas no Centro de Saúde, cerca de 18 mil não foram realizadas, o que representa mais de 10% de não comparecimento.

“Esse alto número de faltas é algo que pode e precisa ser evitado, pois é tempo e dedicação aos nossos beneficiários que não voltam mais. Vale destacar que este cancelamento prévio é um ato de cuidado e respeito ao próximo”, alerta o diretor presidente do ICS, Tiago Waterkemper.

“Estamos adotando novas medidas na instituição e nosso intuito é diminuir consideravelmente o absenteísmo”, completa.

OPÇÃO DE CANCELAMENTO – Para reduzir o número de faltas, o beneficiário tem a opção de cancelar as consultas.

A orientação do ICS é para que os pacientes compareçam no horário marcado, mas caso surja algum imprevisto é possível desmarcar a consulta com 24 a 48 horas de antecedência, seja na Rede Contratada ou no próprio Centro de Saúde ICS, desta forma não prejudicando o sistema e abrindo vaga para outro atendimento.

LEMBRETES – Para não atrapalhar o dia de atendimento e comprometer a eficiência total do serviço, a orientação é utilizar a tecnologia a favor. O ICS conta com aplicativo (disponível nas lojas Google Play e Apple Store), que emite notificação 24 horas antes de consultas agendas no Centro de Saúde ICS.

Outras dicas para não se esquecer, é anotar o dia e horário no celular para despertar antes do compromisso, utilizar lembretes em locais de fácil visualização ou a tradicional marcação na agenda.

FALTAS SEM AVISO – No regulamento dos planos do ICS há responsabilidades e consequências decorrentes da ausência do beneficiário à consulta médicas, odontológicas, sessões de psicologia, fonoaudiologia, nutrição ou tratamento agendado nos serviços disponibilizados pela instituição.

Absenteísmo
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