Nutricionista mostra como fazer do prato um aliado na prevenção de doenças

O nutricionista Rodrigo Fontanelli mostrou a relação entre os radicais livres e o processo de envelhecimento.

No penúltimo Boa Vida do ano, o nutricionista Rodrigo Fontanelli deu uma verdadeira aula sobre alimentos funcionais e antioxidantes aos cerca de 50 beneficiários presentes. Começou falando que uma dieta balanceada e saudável, por si só, não impede as doenças crônicas não transmissíveis. “É preciso ter um estilo de vida saudável: praticar atividades físicas, não fumar, evitar o álcool, cuidar da qualidade do sono e do seu relógio biológico”, comentou.

Em seguida, passou a explicar os efeitos dos compostos bioativos presentes em determinados alimentos no organismo – principalmente os antioxidantes, que ajudam a controlar os radicais livres.

Por exemplo, mencionou as propriedades antineoplásicas de alimentos como o brócolis, a couve e o repolho; antioxidantes, anti-inflamatórias, antiangiogênicas da cúrcuma, que também previne tumores no pâncreas, no cólon e o mieloma múltiplo; os benefícios metabólicos do polifenol presente na uva, que também interfere na carcinogênese; o grande poder do licopeno, composto bioativo presente no tomate, que previne diversos tipos de câncer: de cólon, mama, pulmão, bexiga, fígado e próstata; e propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, analgésicas, antitumorais e digestivas de compostos presentes no gengibre, entre outros.

Enfim, os beneficiários da terceira idade, que sempre são bastante participativos, saíram do encontro sabendo que o prato pode ser um aliado poderoso para evitar doenças.

Programa Boa Vida
Classificado como: