Consultas perdidas pela falta dos pacientes passam de 25%
Dependendo da especialidade, um quarto das consultas agendadas no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) são perdidas simplesmente porque o paciente não aparece. É o que demonstra o relatório de produtividade de 2023, divulgado pela Diretoria de Assistência à Saúde (DAS). É o caso, por exemplo, da dermatologia pediátrica, que registrou 26% de ausências, e da nutrologia, com 24,6%.
“E o pior é que, se o paciente não desmarca e não aparece, não há tempo hábil para ocupar o horário com outra pessoa e a consulta se perde. Portanto, é bom ter sempre em mente que a sua falta pode fazer falta para alguém”, ressalta a coordenadora médica, Gislaine Strapasson Blum. “Se você agendou uma consulta, compareça no horário marcado. Caso surja algum imprevisto, desmarque com no mínimo 24 horas de antecedência”, orienta.
Essa atitude simples permite que a escala seja otimizada, além de ser sinal de respeito com o médico – que reservou um tempo para aquela consulta – e também com quem precisa de atendimento e poderia aproveitar aquele horário. “Um dia essa pessoa pode ser você”, conclui a coordenadora.