O Dia do Nefrologista é comemorado juntamente com o Dia Mundial do Rim, neste 09 de março, e foi criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), buscando conscientizar e orientar sobre a saúde renal.

Os nefrologistas são especialistas para o tratamento de doenças reais crônicas, insuficiência renal aguda, doenças que tem relação com a pressão arterial elevada e outros distúrbios. Esses profissionais ajudam a gerenciar a saúde e prevenir complicações graves, como a falência renal.

Cerca de 10% da população mundial apresenta algum tipo de problema renal e um dos desafios de tratamento é compreender como os pacientes convivem diariamente. Para pessoas que fazem hemodiálise, a aderência ao tratamento é o primeiro passo para viver de maneira mais saudável e com qualidade.

Para manter uma saúde renal, é importante ter uma dieta equilibrada, ingerir água em quantidade adequada (de 2 a 3 litros ao dia); controle dos níveis de glicemia e pressão arterial. Evitar excesso de sal, álcool e tabaco.

Além de avaliação periódica com profissional de saúde, com creatinina e exame de urina.

Dia do Nefrologista e Dia Mundial do Rim
Classificado como: