Instituto reforça a importância da prevenção contínua e amplia as ações voltadas à saúde da mulher e do homem, com isenção de coparticipação em exames e orientações sobre cuidados preventivos.

Foto: Divulgação – ICS

O Instituto Curitiba de Saúde – ICS decidiu prorrogar a campanha Outubro Rosa e integrá-la às ações do Novembro Azul, estendendo o período de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças que mais afetam mulheres e homens. A iniciativa reforça o compromisso do Instituto com a promoção da saúde e o cuidado integral dos beneficiários.

Com a chegada do Novembro Azul, o Instituto amplia as ações de prevenção também ao público masculino, reforçando os cuidados com a saúde do homem e a importância da detecção precoce do câncer de próstata. A gerente de Atenção Primária, Milena Fernandes, ressalta que o objetivo é manter o tema da prevenção em evidência. “A prorrogação do Outubro Rosa e o início do Novembro Azul mostram que o cuidado com a saúde precisa ser contínuo. Quando falamos em prevenção, falamos de autocuidado, de atenção aos sinais do corpo e de escolhas que salvam vidas”, afirma.

Já a diretora-presidente do ICS, Marina Bueno, destaca que a iniciativa reforça o papel do Instituto como promotor do bem-estar. “Essas campanhas representam o compromisso do ICS com a saúde dos nossos beneficiários. Queremos incentivar cada um a cuidar de si, realizar seus exames e adotar hábitos que façam a diferença no presente e no futuro”, completou.

Sem coparticipação

Para homens acima de 45 anos, a campanha Novembro Azul disponibiliza os seguintes exames com isenção de coparticipação:

– Colesterol HDL, colesterol total, triglicerídeos, creatinina, glicose, sangue oculto nas fezes, que avaliam o risco cardiovascular e o PSA, o Antígeno Prostático Específico.

Esses exames são fundamentais para identificar e prevenir doenças, e ainda atuar em um diagnóstico precoce. As guias serão emitidas até o último dia útil do mês de novembro, dia 28. Os exames serão realizados sem coparticipação durante a validade da guia 90 dias.

Outubro Rosa segue

A ampla mobilização voltada à conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero segue no decorrer de novembro. A ação contempla as beneficiárias do ICS com idades entre 40 e 69 anos, que estão isentas da coparticipação na realização dos exames de mamografia e Papanicolau (citopatológico). As guias para os exames podem ser solicitadas pelo telefone (41) 3330-6088 ou pessoalmente no Centro Solar de Saúde, localizado na Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças.

O período da campanha compreende o mês de outubro, mas, com a prorrogação, os atendimentos seguem abertos e a validade das guias é de 90 dias a partir da data de emissão. As mamografias devem ser realizadas em prestadores que aderiram à campanha, enquanto o exame preventivo é feito no Centro Solar de Saúde, mediante agendamento prévio.

Em caso de dúvidas, os beneficiários podem entrar em contato com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) pelos telefones (41) 3330-6088 ou 3330-6083.

ICS prorroga Campanha Outubro Rosa e inicia ações do Novembro Azul
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: