Mutirão é voltado às beneficiárias do ICS com idade entre 40 e 69 anos, público prioritário da campanha

Como parte das atividades do Outubro Rosa, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS promove neste sábado (1º) o Mutirão de Coleta de Preventivo. A ação tem o objetivo de ampliar o acesso das beneficiárias ao exame citopatológico — conhecido como exame preventivo — e fortalecer as ações de rastreio e detecção precoce do câncer do colo do útero, uma das doenças que mais afetam a saúde da mulher no Brasil.
O mutirão é voltado às beneficiárias do ICS com idade entre 40 e 69 anos, público prioritário da campanha, e visa facilitar o agendamento e reduzir as filas de espera para a realização do exame. Durante o período da ação, o exame será isento de coparticipação, garantindo mais acesso e incentivo à adesão das beneficiárias às práticas de promoção da saúde.
Para participar, é necessário realizar agendamento prévio junto à Central de Atendimento do ICS, a fim de organizar o fluxo de pacientes e garantir um atendimento acolhedor e eficiente.
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (41) 3330-6083 e (41) 3330-6088, pelo WhatsApp (41) 99147-8021, ou presencialmente no Centro Solar de Saúde, localizado na Rua Santo Antônio, 400, Rebouças.
“Árvore Rosa: Cada Laço, Uma Vida”
Para celebrar a força da prevenção e do cuidado, o ICS está colorindo seu corredor de rosa. A instituição lançou o projeto “Árvore Rosa: Cada Laço, Uma Vida”, uma iniciativa simbólica que convida as beneficiárias a participarem ativamente da campanha Outubro Rosa.
A ação funciona de maneira simples, mas cheia de significado: todas as mulheres que realizarem o exame citopatológico (Papanicolau) recebem um laço rosa, que é fixado em uma árvore montada no corredor do Instituto. Cada laço representa uma vida que escolhe se cuidar — um gesto coletivo de conscientização e apoio.
“Campanhas como o Outubro Rosa são essenciais para lembrar as mulheres sobre a importância de olhar para si, de se cuidar e de realizar os exames preventivos”, afirma Milena Fernandes, gerente da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) do ICS. “O diagnóstico precoce salva vidas. E ações simbólicas como a Árvore Rosa aproximam o cuidado das pessoas, tornando o tema mais leve, acolhedor e presente no cotidiano,” completa.
Isenção de coparticipação
Neste mês, as beneficiárias entre 40 e 69 anos estão isentas da coparticipação para a realização dos exames de mamografia e Papanicolau (citopatológico).
De acordo com especialistas, o câncer de mama pode ter até 95% de cura quando identificado precocemente. Por isso, o exame clínico e a mamografia são fundamentais, especialmente para mulheres a partir dos 40 anos — ou antes, nos casos com histórico familiar.
Serviço
Isenção de coparticipação em exames preventivos Quem tem direito: Beneficiárias do ICS de 40 a 69 anos Exames contemplados: Mamografia e Papanicolau Período: Durante o mês de outubro Contato: Ligue: (41) 3330-6088 Presencial: Centro Solar de Saúde – Rua Santo Antônio, 400, Rebouças
As guias têm validade de 90 dias e os exames devem ser realizados em prestadores participantes.
