Carlos Chagas: Um dos médicos mais importantes do Brasil

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) relembra no seu #TBT o médico sanitarista Carlos Chagas, que dedicou sua vida aos estudos das doenças tropicais existentes no Brasil. Sua principal descoberta foi o protozoário Trypanosoma Cruzy, causador da Doença de Chagas.

No ano de 1907, Carlos Chagas chefiou uma comissão no interior de Minas Gerais, local que uma epidemia de malária se propagava entre os trabalhadores que estavam construindo uma linha de trem.

Durante dois anos, em um laboratório montado dentro de um vagão, Chagas notou que muitas vítimas, após a autopsia, apresentavam lesões bem características no músculo do coração.

No trabalho de campo, um inseto chamado pela população de barbeiro (nome dado pela característica do inseto em picar os rostos das pessoas), lhe chamou a atenção. Ao examinar o inseto, encontrou o parasita Trypanosoma Cruzi (nome dado em homenagem a Osvaldo Cruz).

Em abril de 1909, a doença foi descrita e publicada na Revista Brasil Médico. Posteriormente a doença viria a ser batizada como Doença de Chagas, em homenagem ao descobridor da patologia.

Para encerrar sua carreira brilhante, em 1922, Chagas foi nomeado pelo Presidente da República, Epitácio Pessoa, pra dirigir o Departamento Nacional de Saúde Pública. Nesse órgão fez muitas expedições pelo país, sempre com o objetivo de estabelecer medidas preventivas para a preservação da saúde da população na época.

Durante quatro anos, Chagas foi indicado ao Prêmio Nobel da Saúde. Mesmo não ganhando a homenagem, o brasileiro teve seu nome cravado na história mundial com a descoberta da Doença de Chagas, salvando vidas até os dias de hoje.

TBT ICS