Dia Nacional da Educação dos Surdos

Nesta sexta (23), comemora-se o Dia Nacional da Educação dos Surdos. A data visa conscientizar as dificuldades e valorizar as conquistas dos educadores com as pessoas surdas e a inclusão das mesmas no ensino regular.

No Brasil, segundo o último censo em 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,8 milhões de brasileiros apresentam alguma deficiência auditiva. Este número representa quase 4,7% da população nacional.

A educação no país é feita através das Libras, que é uma linguagem realizada por gestos das mãos e expressões corporais e faciais.

A linguagem de sinais foi implementada no Brasil em 1856, pelo francês Eduard Huet. Surdo, ele veio ao país a convite de Dom Pedro II para fundar a Imperial Instituto de Surdos Mudos. A escola existe até hoje com o nome de Instituto Nacional da Educação de Surdos.

Oficialmente a linguagem foi reconhecida em 2002, por sanção da Lei 10.436, como um meio legal de comunicação e expressão no país.

Em 2005, um decreto presidencial incluiu as Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores, a nível médio e superior. O decreto também integra a obrigatoriedade da matéria de Libras no curso de licenciatura de Letras.

Com a lei e o decreto, a inclusão dos surdos nas escolas comuns está cada vez mais vertente e por consequência disso, o envolvimento social destas pessoas em ambientes de trabalho também aumentou muito no Brasil.

Dia Nacional da Educação dos Surdos