A professora participa todos os anos das campanhas de prevenção do ICS e relembra que o diagnóstico veio em um desses momentos

Professora Cassineia Mocochinski, beneficiária do ICS. Foto: Divulgação/ICS

A professora Cassinéia de Lourdes Pereira Mocochinski, 57 anos, beneficiária do Instituto Curitiba de Saúde – ICS, fez da prevenção um ato de amor à sua vida. Ela descobriu precocemente o câncer de mama e hoje celebra a cura, em remissão. Sua história inspira outras mulheres a cuidarem da própria saúde e a manterem em dia os exames preventivos.

Cassineia participa todos os anos das campanhas de prevenção do ICS e relembra que o diagnóstico veio em um desses momentos. “Em 2023, eu participei da campanha e estava tudo certo. Mas, para a minha surpresa, no ano passado, veio o resultado com um nódulo de 3 milímetros. Eu fiz a biópsia e ela confirmou um grau 1, que ele não era agressivo, mas que precisava passar por uma cirurgia. Quarenta dias depois da descoberta, eu já iniciei a radioterapia e agora tomo remédio”, conta.

Confiante na recuperação, a professora detalha que a emoção tomou conta, quando viu outras mulheres, também em tratamento. “Quando eu fui fazer o tratamento, me deu um baque, mas não de tristeza, de gratidão, porque quando cheguei lá, eu era a única que tinha os cabelos e que estava ali só para fazer a radioterapia. As outras pacientes já vinham de um tratamento maior. A médica da radioterapia comentou que o meu foi o melhor diagnóstico porque foi identificado bem no comecinho.

Ela conta que o acompanhamento médico e o apoio da família foram fundamentais para enfrentar o tratamento com força e esperança. “Eu me senti acolhida, segui todas as orientações e hoje posso dizer que estou curada. Fiz meus exames no momento certo, e isso me salvou. Por isso, digo a todas as mulheres: façam seus exames, não deixem para depois”.

Emocionada, Cassineia finaliza seu relato com uma mensagem de esperança: “Hoje eu vivo tranquila, com o coração cheio de gratidão. Façam seus exames, cuidem-se. A vida é o nosso bem mais precioso”.

Prevenção

A campanha de prevenção à saúde da mulher, que tradicionalmente ocorre em outubro, foi prorrogada até o fim de novembro, ampliando o período de incentivo na realização de exames. As beneficiárias do ICS com idades entre 40 e 69 anos estão isentas da coparticipação para a realização de mamografia e Papanicolau (citopatológico).

As guias para a realização dos exames podem ser solicitadas pelo telefone (41) 3330-6088, ou pessoalmente no Centro Solar de Saúde, na Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças. O período da campanha compreende o mês de outubro e a validade das guias é de 90 dias a partir da data de emissão. As mamografias devem ser realizadas em prestadores que aderiram à campanha, já o exame preventivo é feito no Centro Solar de Saúde, diante agendamento.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) pelos ramais (41) 3330-6088 ou 3330-6083.

Prevenção que salva vidas: beneficiária do ICS compartilha história de superação e importância de exames preventivos
Classificado como: