Durante a campanha Dezembro Laranja, o ICS reforça a importância da prevenção do câncer de pele

Sol seguro, roupas leves e protetor solar são dicas de ouro. Foto: Freepik

Verão, sol e praia. Um dos cenários mais procurados para relaxar, reunir a família e aproveitar os dias de descanso. No entanto, esse também é um ambiente que exige atenção redobrada aos cuidados com a saúde, especialmente com a pele. Durante a campanha Dezembro Laranja, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS reforça a importância da prevenção do câncer de pele e da adoção de hábitos seguros à beira-mar.

O primeiro passo é o uso correto do protetor solar. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é optar por produtos com FPS 30 ou superior, que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB.

O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, em quantidade suficiente, e reaplicado a cada duas horas ou sempre após entrar no mar ou sair da água. Áreas frequentemente esquecidas, como orelhas, nuca, pés, mãos e lábios, também precisam de proteção.

Sempre que possível, procure ficar na sombra e evite a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa e oferece maior risco à saúde da pele.

Hidratação e roupas leves

O calor favorece a perda de líquidos, o que torna a hidratação indispensável. A orientação é manter o consumo regular de água, água de coco e frutas ao longo do dia. Vale um alerta especial para frutas cítricas, como o limão: após o manuseio, é importante lavar bem as mãos, pois o contato da substância com a pele, associado à exposição solar, pode causar queimaduras e manchas.

Outro cuidado importante na praia é o uso de repelentes, sempre aprovados pela Anvisa. A aplicação deve seguir a ordem correta: primeiro o protetor solar, aguarde alguns minutos para a absorção e, somente depois, aplique o repelente. Em crianças, o uso deve ser ainda mais criterioso, com no máximo três aplicações diárias.

A proteção também passa pela escolha adequada de roupas leves, peças com proteção UV, além do uso de chapéus, óculos de sol com proteção adequada e chinelos confortáveis, que ajudam a reduzir a exposição excessiva e evitam outros riscos comuns nesse ambiente.

E tem mais…

Cuidar da saúde inclui, ainda, respeitar o meio ambiente. Levar um saquinho para armazenar resíduos contribui para a preservação da praia, da fauna marinha e para a segurança de todos os frequentadores.

Por fim, alguns itens devem ficar fora da bolsa de praia, como bebidas alcoólicas, cigarro e dispositivos eletrônicos para fumar. Além de prejudicarem a saúde, esses produtos aumentam o risco de desidratação, manchas na pele e envelhecimento precoce.

Cuidando do corpo e do ambiente, a experiência na praia se torna mais segura, saudável e prazerosa. O Instituto Curitiba de Saúde reforça que a prevenção é o melhor caminho para aproveitar o verão com bem-estar e proteção.

Programa Oncovida

Neste Dezembro Laranja, cuidar da pele é um ato de prevenção e autocuidado. Se ainda assim, notar qualquer alteração suspeita, é fundamental buscar avaliação médica.

O ICS reforça o compromisso com o cuidado integral aos beneficiários diagnosticados com câncer por meio do Programa Oncovida, que oferece atenção contínua, coordenada e humanizada, desde a confirmação do diagnóstico até o acompanhamento de todo o tratamento. A jornada do paciente é monitorada de forma ativa e individualizada. Esse trabalho garante a integração entre todos os serviços envolvidos: resultados de exames, diagnóstico, tratamentos, orientações especializadas e comunicação constante entre as equipes de saúde.

Praia com saúde: cuidados essenciais para proteger a pele no verão
Compartilhe esta notícia:
Classificado como: