Nutrólogo, Nutricionista ou Endocrinologista? Você sabe a diferença?

A área ocupada anos atrás por Endocrinologistas e Nutricionistas, nos dias atuais ganhou mais uma companhia: a Nutrologia.

A explicação de cada uma das três profissões tem que começar pela formação acadêmica delas. Nutricionista faz o curso de nutrição, enquanto os outros dois: endocrinologista e nutrólogo fazem o curso de medicina e se especializam nas modalidades.

Especificando a função, nutrólogo é o medico que pesquisa o impacto que os alimentos causam no organismo e desta forma consegue encontrar o diagnóstico de doenças que mostrem a falta de nutrientes específicos. O bom entendimento da falta ou excesso de nutrientes dos alimentos em cada pessoa pode auxiliar no tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes e obesidade, por exemplo.

Endocrinologista é um segmento médico mais antigo, se comparado ao nutrólogo. Basicamente este profissional é especialista em avaliar as alterações e equilíbrios hormonais e metabólicos do organismo. Podendo o profissional receitar medicamentos, assim como o nutrólogo, quando for necessário.

Mas é bom deixar claro que no tratamento de certas doenças, o acompanhamento metabólico é tão importante quanto o nutricional e tanto o nutrólogo, quanto o endocrinologista, podem caminhar juntos para achar o tratamento adequado para uma patologia.

Outro ajuda essencial para buscar o equilíbrio de uma boa alimentação é o nutricionista. Este profissional estuda os alimentos e monta dietas específicas para a necessidade que cada pessoa precisa, tentando sempre adequar os alimentos nas refeições das pessoas.

As especialidades não são rivais e o acompanhamento de um tratamento feito pelos três ramos em conjunto, em forma de equipe multidisciplinar, só trará benefícios para o paciente.

Nutrólogo, Nutricionista ou Endocrinologista