Os benefícios do kefir para a saúde

Kefir é um alimento fermentado com origem nas montanhas do Cáucaso e que popularmente é conhecido como “bichinho do iogurte”. Bebida constituída por bactérias e leveduras probióticas, quando consumida em quantidade adequada, promove muitos benefícios a saúde das pessoas.

O Kefir, que se multiplica com grande facilidade, pode ser cultivado com qualquer tipo de leite animal (vaca, cabra ou ovelha) ou com leites vegetais (coco, arroz ou amêndoa) para os mais sensíveis ao efeito da lactose, ou na água. Quando misturado a água, como os microrganismos necessitam de alimentação para se reproduzirem é necessária a colocação de açúcar, por exemplo.

Uma das principais perguntas é se o Kefir ajuda a emagrecer? De certa forma isso pode ser verdadeiro, pois com um melhor funcionamento do intestino, o processo digestivo fica mais acelerado. Além de ser rico em proteínas, assim ajudando a baixar as calorias do corpo.

Mas seria muito pouco dizer que o Kefir só tem essa função de emagrecimento. Outros inúmeros benefícios por quem consome esta bebida podem ser citados, como: diminuição da prisão de ventre; combate inflamações intestinais; combate a osteoporose, por ser um alimento rico em cálcio; ajuda a prevenir gastrites; fortalece o sistema imunológico.

Com tantas vantagens, as indicações por profissionais de saúde estão cada vez maiores para a inclusão do kefir, pelo menos na primeira refeição do dia das pessoas. Em média, o recomendado é o consumo de um copo de 200 ml diariamente.

ICS Nutrição