Oswaldo Gonçalves Cruz – Pioneiro contra epidemias no Brasil

O médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872, e se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1892.

No ano de 1897, Oswaldo Cruz viajou para Paris, onde permaneceu por dois anos estudando microbiologia, soroterapia e imunologia.

Em 1900, de volta ao Rio de Janeiro, assumiu a direção técnica do Instituto Soroterápico Federal e dois anos depois, teve que empreender e liderar uma campanha sanitária de combate às principais doenças da cidade: febre amarela, peste bubônica e varíola.

Para o forte combate contra a febre amarela, Oswaldo Cruz precisou defender sua teoria e enfrentar a resistência da população. Enquanto grande parte da sociedade acreditava que a doença era transmitida por contatos físicos, Cruz defendia a tese de que o contágio era feito através de um mosquito.

Com o passar dos anos e medidas sanitárias básicas, conseguiu provar que sua teoria estava correta.

Com o surto de varíola que tomou conta do país em 1904, o médico pregou a vacinação em massa. Outra vez foi muito contestado por políticos e pela população da época. Os protestos foram fortes e violentos, mas em 1908, em uma nova epidemia de varíola, a própria sociedade, agora convencida dos acertos do médico, procurou os postos para se vacinar.

No ano de 1909, o médico resolveu se dedicar exclusivamente ao Instituto Manguinhos, que posteriormente recebeu seu nome como homenagem, sendo denominado Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Graças ao IOC, muitas frentes para erradicações de doenças foram realizadas no país e até hoje a instituição, fundada em 1900, é referência nacional e mundial nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e na prestação de serviços para diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas.

ICS #TBT