Programação do mês da saúde do homem terá palestras e exames sem coparticipação
Passado o Outubro Rosa, o foco do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) passa a ser o Novembro Azul – mês dedicado à saúde do homem. Segundo levantamento feito pelo IBGE em 2016, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. A expectativa deles é de 72,2 anos, enquanto a delas é de 79,3.
De acordo com o Ministério da Saúde, os homens adoecem e morrem mais do que as mulheres por várias razões: porque têm medo de descobrir doenças; não seguem as recomendações médicas; não se cuidam, acham que não vão ficar doentes; não procuram os serviços de saúde; não se alimentam adequadamente; têm hábitos prejudiciais à saúde; estão envolvidos na maioria das situações de violência; são mais susceptíveis às infecções sexualmente transmissíveis; estão mais sujeitos a acidentes de trânsito e de trabalho; não praticam atividade física com frequência e consomem álcool, tabaco e outras drogas em maior quantidade e por mais tempo.
Por conta de todos esses “fatores de risco”, já há alguns anos a campanha foi ampliada da conscientização da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata – o mote original, criado na Austrália em 2003 – para o Mês da Conscientização sobre a Saúde do Homem.
Consequentemente, o Novembro Azul do ICS também vai muito além da prevenção do câncer de próstata. A exemplo do Outubro Rosa, também haverá um ciclo de palestras sobre a saúde do homem, além da oferta de seis exames para os homens acima dos 45 anos, sem a cobrança de coparticipação.
As palestras começam já nesta quinta-feira (9), às 14h, quando o médico de família Dr. Julierme Lopes fala sobre “Saúde do Homem e Qualidade de Vida”. No dia 21, às 10h, outro médico de família, Dr. Diogo Olive, faz uma apresentação sobre “Doenças da Próstata”. E o ciclo se encerra no dia 28, às 15h, com o guarda municipal Marcos Araújo, que faz uma palestra com o tema “O Homem como Vítima da Violência”. Todas as apresentações serão no auditório Beneficiário Jaime Lerner, no Centro de Saúde, com transmissão ao vivo pelo perfil do ICS no Instagram.
Exames
O Smart Moov, guichê móvel futurista lançado no Outubro Rosa, está posicionado na recepção da Santo Antônio e vai auxiliar na liberação dos seis exames da campanha, que serão isentos de coparticipação: glicemia em jejum, triglicerídeos, colesterol HDL e total, creatinina, sangue oculto nas fezes e o PSA – o exame de sangue para detectar o câncer de próstata. Ele vai funcionar das 8h às 18h. Para solicitar os exames e participar dos eventos, basta dirigir-se ao Centro de Saúde (Rua Santo Antônio, 400, no Rebouças) ou entrar em contato com a DAPS pelos telefones (41) 3330-6160, (41) 3330-6046 ou (41) 3330-6088.