Mulheres são maioria entre beneficiários do ICS

Segundo dados do ICS, as mulheres representam 57% dos beneficiários da instituição

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), a presença feminina no Instituto Curitiba de Saúde é bastante marcante e positiva. Segundo dados da instituição, as mulheres representam 57% dos beneficiários.

Em números absolutos, significa que dos 77 mil servidores da prefeitura e dependentes atendidos pela rede de saúde da operadora, mais de 44 mil são mulheres.

Entre o público feminino, as visitas periódicas aos especialistas também são maiores. De acordo com a Central de Atendimento ao Beneficiário, elas são mais atentas à prevenção de doenças, interessadas pelo autocuidado e a cada dia mais responsáveis por promover hábitos saudáveis em toda a família.

MAIORIA ABSOLUTA – As mulheres também são maioria no quadro de colaboradores do ICS. Com funções administrativas e assistenciais, o instituto conta com mais de 65% de presença feminina nos setores.  Dos 374 colaboradores, 250 são do sexo feminino, ocupando cargos de diretoras, coordenadoras de departamentos, médicas, enfermeiras, entre outros.

Apenas na Diretoria de Assistência à Saúde, 63% da equipe é composta por mulheres, e 83% dos cargos dentro do setor são comandados por elas.

Em todo o Brasil, as mulheres também são a principal força de trabalho da saúde, representando 65% dos mais de seis milhões de profissionais ocupados no setor público e privado. Segundo dados baseados no Censo do IBGE, em algumas carreiras, como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, elas alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação. Em outras, como Enfermagem e Psicologia, estão com percentuais acima de 80%. 

SAÚDE DA MULHER – O número expressivo de mulheres no ICS também impulsiona programas e projetos relacionados à saúde feminina.

Além dos vários tratamentos já oferecidos às beneficiárias pelo Centro Médico, o ICS mantém a disposição o programa “Gestante Saudável”, que tem o objetivo de promover assistência integral às gestantes.

E neste mês, o Instituto participa da programação do Março Lilás da Prefeitura de Curitiba, com ações voltadas à saúde da mulher.

HOMENAGENS – Pela manhã, o ICS prestou homenagem às suas colaboradoras e pacientes, realizando a entrega de rosas na chegada ao trabalho ou consulta. A ação teve como objetivo ressaltar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Dia Internacional da Mulher