Depressão é uma das doenças que mais afetam as mulheres

As mulheres têm duas vezes mais chance de desenvolver depressão que os homens. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença já atinge 5% da população mundial e desse total, dois terços são mulheres.

No Brasil estima-se que 11,8 milhões de pessoas sofram de algum tipo de depressão e deste número, quase 8 milhões são mulheres.

Apesar de não haver apenas uma razão para entender a causa da depressão, acredita-se que os fatores hormonais tenham forte influência, assim como os psicossociais e psicológicos. Além disso, a doença ainda pode ser associada a determinadas patologias (neurológicas, oncológicas ou infecciosas) e como efeito secundário de alguns medicamentos.

Os principais sintomas são: falta de motivação ou de prazer em situações antes prazerosas, desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, isolamento social, tristeza contínua e sensação de desamparo, irritação, ganho ou perda de peso, distúrbios do sono, perda de energia ou fadiga acentuada, falta de apetite e energia.

Detectado algum destes sintomas, a mulher deve procurar ajuda o mais rápido possível.

O acompanhamento médico e psicológico pode ajudar muito a evitar males até mesmo atribuídos à sobrecarga da vida cotidiana como: cuidar de filhos, trabalhos domésticos e afazeres fora de casa.

Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo e visite um médico do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) regularmente.

A prevenção é sempre o melhor caminho! 

Saúde Mental da Mulher